Relações entre comportamentos inadequados e Habilidades Sociais em alunos dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p401-425

Palavras-chave:

habilidades sociais, comportamento discente, percepção do professor, psicologia, educação

Resumo

As Habilidades Sociais (HS) referem-se a diversas classes de comportamentos sociais de um indivíduo. O ingresso das crianças em um ambiente estruturado como a escola traz mudanças tanto para as crianças quanto para os pais, demandando maior competência social da criança. Essa pesquisa objetivou investigar o repertório de HS de alunos dos anos iniciais que emitem mais e menos comportamentos inadequados na percepção de seus professores. Participaram 64 alunos (idade média de 10,2 anos) e dez professoras dos anos iniciais de uma escola pública. Foi utilizado o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC) e gerados os testes estatísticos Qui-Quadrado, t de Student e Correlação de Pearson e medidas descritivas. Os resultados apontaram que não existiam diferenças significativas entre o escore total de HS dos alunos classificados pelas professoras como os que apresentavam mais comportamentos inadequados e o dos que apresentavam menos comportamentos inadequados, porém, os alunos que apresentam mais comportamentos inadequados mostraram mais dificuldades para solicitar auxílio dos colegas e fazer questionamentos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jessica Cristina Piotto, Fameg Uniasselvi

Psicóloga pela Fameg Uniasselvi.

Jéssica Hohl de Medeiros, Fameg Uniasselvi

Psicóloga pela Fameg Uniasselvi.

Rosina Forteski Glidden, Fameg Uniasselvi

Psicóloga, Mestre em Educação pela UFPR, Docente de Psicologia na Fameg Uniasselvi.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Piotto, J. C., Medeiros, J. H. de, & Glidden, R. F. (2018). Relações entre comportamentos inadequados e Habilidades Sociais em alunos dos anos iniciais. Psicologia Revista, 27(2), 401–425. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p401-425

Edição

Seção

Artigos Teóricos