Relações entre comportamentos inadequados e Habilidades Sociais em alunos dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p401-425Palabras clave:
habilidades sociais, comportamento discente, percepção do professor, psicologia, educaçãoResumen
As Habilidades Sociais (HS) referem-se a diversas classes de comportamentos sociais de um indivíduo. O ingresso das crianças em um ambiente estruturado como a escola traz mudanças tanto para as crianças quanto para os pais, demandando maior competência social da criança. Essa pesquisa objetivou investigar o repertório de HS de alunos dos anos iniciais que emitem mais e menos comportamentos inadequados na percepção de seus professores. Participaram 64 alunos (idade média de 10,2 anos) e dez professoras dos anos iniciais de uma escola pública. Foi utilizado o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC) e gerados os testes estatísticos Qui-Quadrado, t de Student e Correlação de Pearson e medidas descritivas. Os resultados apontaram que não existiam diferenças significativas entre o escore total de HS dos alunos classificados pelas professoras como os que apresentavam mais comportamentos inadequados e o dos que apresentavam menos comportamentos inadequados, porém, os alunos que apresentam mais comportamentos inadequados mostraram mais dificuldades para solicitar auxílio dos colegas e fazer questionamentos.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Jessica Cristina Piotto, Jéssica Hohl de Medeiros, Rosina Forteski Glidden
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.