Habilidades de autorregulação emocional e resolução de problemas interpessoais em pré-escolares

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2021v30i2p459-473

Palavras-chave:

autorregulação emocional, resolução de problemas interpessoais, educação infantil, saúde mental, prevenção e promoção

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um grupo de graduandas, vinculadas ao Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, sobre a implementação de um projeto de promoção das habilidades de autorregulação emocional e resolução de problemas interpessoais em uma escola de educação infantil. Considera-se a idade pré-escolar como estratégica para intervenções de prevenção e promoção em saúde mental e a escola como o contexto mais propício para intervenções proativas. Participaram aproximadamente 80 alunos, com média de 5 anos de idade, de quatro turmas do segundo período de uma escola municipal de educação infantil da cidade de Juiz de Fora/MG. A intervenção subdividiu-se em dois eixos de trabalho: autorregulação emocional e resolução de problemas interpessoais, realizada mediante seis encontros semanais para cada eixo, com a utilização de recursos lúdicos e audiovisuais. A atividade foi avaliada de forma bastante positiva pelas docentes, que relataram a apropriação e utilização dos conteúdos pelas crianças, bem como a sua transposição para a sala de aula. Conclui-se que projetos dessa natureza devem ser estimulados com maior frequência na escola, considerando seu potencial de prevenção de comportamentos agressivos e promoção de desenvolvimento socioemocional na infância.

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Biografia do Autor

Júlia Stersi Bonfatti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia.

Ailana Garcia Meira Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia.

Amanda Guimarães Lutz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia.

Mayara Oliveira Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia.

Marisa Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Psicologia, Professora Titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Bonfatti, J. S., Costa, A. G. M., Lutz, A. G., Bastos, M. O., & Rodrigues, M. C. (2021). Habilidades de autorregulação emocional e resolução de problemas interpessoais em pré-escolares: relato de experiência. Psicologia Revista, 30(2), 459–473. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2021v30i2p459-473

Edição

Seção

Jovens Autores