Sexo, idade e tempo de prática influenciam o desenvolvimento de habilidades para a vida em praticantes de esportes adaptados?
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2023v32i2p418-434Palavras-chave:
Esporte, Desenvolvimento Positivo, Jovens, Esporte Adaptado.Resumo
Este estudo de corte transversal investigou a percepção de desenvolvimento das habilidades para vida de 90 jovens com deficiência praticantes de modalidades individuais e coletivas, com 17.31 ± 1.35 anos e tempo de prática de 8.50± 5.38 meses de ambos os sexos (10 meninos e 78 meninas). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico a fim de caracterizar a amostra e a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS) para avaliar as habilidades para a vida. A análise de dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, teste t independente, e correlação de Pearson (p<0,05). Os resultados demonstraram que houve correlação positiva entre a idade e as habilidades de trabalho em equipe (r= 0,25), estabelecimento de metas (r = 0,24) e habilidades sociais (r = 0,22). Os praticantes do sexo masculino apresentaram escore superior nas dimensões trabalho em equipe (p=0,001), estabelecimento de metas (p=0,003), habilidades sociais (p=<0,001), solução de problemas (p<0,001) e habilidades emocionais (p=0,005). Os praticantes mais velhos apresentaram escores superiores na subescala de trabalho em equipe (p=0,039). Não houve diferença (p<0,05) em relação ao tempo de prática. Conclui-se que a idade e o sexo estão associados ao desenvolvimento das habilidades para vida em praticantes de esportes adaptados.
Metrics
Referências
Ato, M., Lopez, J. J., & Benavente, A. (2013). A classification system for research designs in psychology. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059.
Beltrame, A. L. N. (2016). Centro de iniciação desportiva paralímpica no Distrito Federal: um estudo na ótica da educação inclusiva. Educação, 10 (1), 1-97.
Borgmann, T., & de Almeida, J. J. G. (2015). Esporte paralímpico na escola: revisão bibliográfica. Movimento, 21(1), 53-68.
Bruner, M. W., Balish, S. M., Forrest, C., Brown, S., Webber, K., Gray, E., ... & Shields, C. A. (2017). Ties that bond: Youth sport as a vehicle for social identity and positive youth development. Research quarterly for exercise and sport, 88(2), 209-214.
Camiré, M., & Santos, F. (2019). Promovendo o desenvolvimento positivo dos jovens e habilidades para a vida no esporte juvenil: desafios e oportunidades em meio ao aumento da profissionalização. Journal of Sport Pedagogy & Research , 5 (1), 27-34.
Ciocanel, O., Power, K., Eriksen, A., & Gillings, K. (2017). Effectiveness of positive youth development interventions: A meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of youth and adolescence, 46(3), 483-504.
Cohen, J. (2003). A power primer.
Cronin, L., Marchant, D., Allen, J., Mulvenna, C., Cullen, D., Williams, G., & Ellison, P. (2019). Students’ perceptions of autonomy-supportive versus controlling teaching and basic need satisfaction versus frustration in relation to life skills development in PE. Psychology of Sport and Exercise, 44, 79-89.
Cronin, L., Marchant, D., Johnson, L., Huntley, E., Kosteli, M. C., Varga, J., & Ellison, P. (2020). Life skills development in physical education: A self-determination theory-based investigation across the school term. Psychology of Sport and Exercise, 49 (2), 101- 111.
Cronin, L. D., & Allen, J. (2017). Development and initial validation of the Life Skills Scale for Sport. Psychology of Sport and Exercise, 28 (2), 105-119.
Cronin, L. D., & Allen, J. (2018). Examining the relationships among the coaching climate, life skills development and well-being in sport. International journal of sports science & coaching, 13(6), 815-827.
Duarte, E., & Santos, T. D. (2003). Adaptação e inclusão. DUARTE, E; LIMA, SMT Atividade física para pessoas com necessidades especiais: experiências e intervenções pedagógicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Freire, G. L. M., da Silva, A. A., de Moraes, J. F. V. N., Costa, N. L. G., de Oliveira, D. V., & do Nascimento Junior, J. R. A. (2021). Do age and time of practice predict the development of life skills among youth futsal practitioners? Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(1), 135-145.
Freire, G. L. M., de Moraes, J. F. V. N., de Oliveira, D. V., da Silva Xavier, S. E., Ribeiro, L. C., & do Nascimento Junior, J. R. A. (2020a). Qualidade Do Relacionamento Com O Treinador E Resiliência De Atletas Paralímpicos De Atletismo E Natação. Psicologia e Saúde em debate, 6(1), 165-177.
Freire, G. L. M., Souza Neto, A. C. de, da Cruz Santos, M., Tavares, J. E. T., de Oliveira, D. V., & do Nascimento Junior, J. R. A. (2020b). Desenvolvimento de habilidades para vida em adolescentes praticantes de esportes individuais. Research, Society and Development, 9(8), 90-99.
Gould, D., & Carson, S. (2008). Life skills development through sport: Current status and future directions. International review of sport and exercise psychology, 1(1), 58-78.
Gucciardi, D. F. (2011). The relationship between developmental experiences and mental toughness in adolescent cricketers. Journal of Sport and Exercise Psychology, 33(3), 370-393.
Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European business review.
Junior, J. R. A. N., Freire, G. L. M., Granja, C. T. L., Barros, N. P., Oliveira, D. V., & Trevisan, L. G. (2021). The role of resilience on motivation among Brazilian athletics and swimming parathletes. Journal of Physical Education, 1(32), 50-59.
Kiuppis, F. (2018). Inclusion in sport: Disability and participation.
Malta, M., Cardoso, L. O., Bastos, F. I., Magnanini, M. M. F., & Silva, C. M. F. P. D. (2010). STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Revista de saude publica, 44, 559-565.
Malta, M., Cardoso, L. O., Bastos, F. I., Magnanini, M. M. F., & Silva, C. M. F. P. D. (2010). STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Revista de saude publica, 44, 559-565.
Nascimento-Junior, J. R. A. D., Fortes, L. D. S., Freire, G. L. M., Oliveira, D. V. D., Fiorese, L., & Cronin, L. D. (2020). Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Life Skills Scale for Sport. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 24(1), 11-24.
Nascimento Junior, J. R. A. D., Freire, G. L. M., Quinaud, R. T., Oliveira, D. V. D., & Cronin, L. D. (2021). Life Skills Development Through Sport in Brazil: A Study Based on Self-Determination Theory. Perceptual and Motor Skills, 1(1), 110-127.
Schmitt, B. D., Bertoldi, R., Ledur, J. A., Begossi, T. D., & Mazo, J. Z. (2017). Produção científica sobre esporte adaptado e paralímpico em periódicos brasileiros da educação física. Kinesis, 35(3), 1-15.
Vella, S. A., Oades, L. G., & Crowe, T. P. (2013). The relationship between coach leadership, the coach–athlete relationship, team success, and the positive developmental experiences of adolescent soccer players. Physical education and sport pedagogy, 18(5), 549-561.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Lucas Morais Freire, Carina Cléures de Moura Albuquerque, Lenamar Fiorese, Sherdson Emanoel da Silva Xavier, Yara Lucy Fidelix, José Roberto Andrade do Nascimento Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.