Corpo como apresentação de si

o papel do Instagram para jovens adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2024v33i2p372-398

Palavras-chave:

representações sociais, rede social virtual, Instagram, imagem corporal, jovem adulto

Resumo

Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, que teve por objetivo investigar o uso do Instagram por jovens adultos e sua relação com satisfação corporal e gênero. Participaram 40 jovens adultos pareados por gênero e satisfação corporal. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line autoaplicado e observação diária das postagens dos participantes no Instagram. Os resultados foram tratados com estatística descritiva e relacional e análise categorial de conteúdo. Constatou-se presença frequente de imagens de corpo nas postagens, com diferenças entre feed e stories. Foram encontradas relações estatísticas entre publicações de corpo, satisfação corporal, gênero e acesso a determinados conteúdos em redes sociais. Conclui-se que o Instagram é um espaço de narrativa visual de si, altamente impregnado do corpo, retroalimentado pelo conteúdo consumido e delineado por duas diferentes narrativas: uma mais permanente, focada no corpo, e outra, mais dinâmica e interativa, relacionada ao cotidiano e às relações. As mulheres são mais interativas e parecem ser mais impactadas por essa rede social.

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Biografia do Autor

Karen Angélica Seitenfus, Universidade de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia (UFSC) e vinculada ao Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS. Mestre em Educação (UFFS -2017). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC Campus Concórdia.

Brigido Vizeu Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado em Psicologia Social pelo "Institut Interdisciplinaire d'Anthropologie du Contemporaine de l'EHESS (2014). Doutorado em Psicologia Social pela "École des Hautes Études en Sciences Sociales" (1997). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, membro fundador do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e da Cognição - LACCOS; membro do "Réseau Mondial Serge Moscovici" da "Fondation Maison des Sciences de l’Homme" - Paris; membro do "Collegio del Dottorato in Scienze Sociali ? Interazioni, Comunicazione, Costruzioni Culturali - Università Degli Studi di Padova" - Itália; ex-professor do Doutorado Internacional/Europeu sobre Representações Sociais e Comunicação - "Universitá Degli Studi di Roma (La Sapienza)"; conselheiro nato e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP); ex-presidente da Federação Ibero-americana de Associações de Psicologia (FIAP).

Ana Maria Justo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université, na França. mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora adjunta do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Izabela Zomkowski, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e vinculada ao Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Seitenfus, K. A., Camargo, B. V., Justo, A. M., & Zomkowski, I. (2024). Corpo como apresentação de si: o papel do Instagram para jovens adultos. Psicologia Revista, 33(2), 372–398. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2024v33i2p372-398

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa Empírica