O “cotidiano” e a “crítica”: uma análise do preconceito sob dois posicionamentos teóricos
Abstract
Procurando confrontar dois pontos de vista teóricos diferentes, busca-se discutir os aspectos objetivos e subjetivos do fenômeno preconceito. Para Agnes Heller, o preconceito é uma categoria fundamental da vida cotidiana e, por mais que se caracterize por interesses e motivações individuais, ele nada pode dizer acerca da individualidade do sujeito que o assumiu, justamente porque provém de uma assimilação de cunho ideológico. Já os autores da Teoria Crítica da Sociedade defendem que o preconceito diz mais do preconceituoso do que do objeto ao qual se dirige, isto porque o estereótipo presente nele, geralmente diz respeito à percepção ou projeção do preconceituoso, que não é totalmente independente do objeto, mas desfigura-o, distorcendo a realidade. Em ambas as visões, o conceito de ideologia demarca a reprodução de valores impostos e socialmente compartilhados, que contribuem para a sustentação, conservação e justificação do preconceito, fator que diminui as possibilidades de alteridade do humano.Metrics
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Published
2012-02-06
How to Cite
Miranda, S. F. (2012). O “cotidiano” e a “crítica”: uma análise do preconceito sob dois posicionamentos teóricos. Psicologia Revista, 21(1), 45–58. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/13582
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Section
Artigos Teóricos
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Copyright (c) 2013 Sheila Ferreira Miranda
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