Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.323-335Keywords:
direitos humanos, infância, produções científicasAbstract
Este texto revisa a produção da psicologia sobre as práticas dos seus profissionais no campo da violação dos direitos humanos na infância, considerando que crianças e adolescentes no Brasil, apesar do ECA, ainda não se tornaram sujeitos de direitos. Enfatiza-se a importância dos saberes e práticas da psicologia nesse campo, no sentido de que sua atuação seja pautada por uma visão crítica da construção das desigualdades e da reprodução de estigmas que impedem a transformação social. O corpus onde incidiu a pesquisa é composto pelas teses e dissertações publicadas no Portal Domínio Público, na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP e nas revistas de psicologia indexadas na Qualis-Capes e na Rede Scielo. Este estudo preliminar apontou para uma baixa produção no referido tema, o que limita a atuação da psicologia nas políticas públicas para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Sônia Regina Corrêa Lages, Verônica de Paiva Perroni Silva, Natália Caroline de Freitas Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.