Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.143-168Keywords:
Formação do psicólogo, Representações sociais, Técnica de Associação Livre de PalavrasAbstract
Objetiva-se discutir os resultados de um estudo que enfocou as representações sociais de psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a reunião de procedimentos metodológicos diversos: a análise documental, Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP – e grupo focal. Devido ao recorte proposto, o presente trabalho discute os dados provenientes da TALP, da qual participaram 169 estudantes de Psicologia do referido curso e que foi realizada com a associação ao termo “psicólogo”. Com a técnica de análise do conteúdo, chegou-se a cinco categorias, que compõem o campo semântico de psicólogo: perfil, função, trabalho, ciência e processo formativo. Os resultados sinalizam que o desenho do psicólogo aproxima-se do modelo tradicional de atuação, entretanto, tal desenho encontra-se em movimento, com a inserção de outros traços que apontam práticas que visam romper com tal modelo. Diante disso, para possibilitar a reconfiguração desse modelo, o processo formativo deve abrir espaço para o diálogo entre diferentes saberes, objetivando a reflexão sobre a Psicologia e suas práticas subjacentes.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Danielle Oliveira da Nóbrega, Erika dos Reis Gusmão Andrade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.