Dinâmica de prazer e sofrimento de estudantes negras de faculdades de Brasília – Epistemicídio, racismo e machismo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925//2594-3871.2019v28i1p103-124

Keywords:

Psicodinâmica do trabalho, mulher negra, educação superior, gênero, raça

Abstract

O crescente acesso de mulheres negras à educação superior no Brasil ainda não permitiu suplantar as desigualdades, a população branca ainda é duas vezes maior que a população negra nesses espaços. Neste contexto, os estudos que investigam a relação da mulher negra com o trabalho de estudar são incipientes. O presente artigo teve como objetivo identificar, sob a ótica da psicodinâmica do trabalho, a dinâmica de prazer e sofrimento e as estratégias de mediação de estudantes negras de graduação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 mulheres estudantes de graduação que se identificaram como negras, com média de idade 21,62 anos e DP = 2,82. Por meio de análise no software Iramuteq, foram identificadas categorias a respeito da vivência dessas mulheres negras, sendo elas sua rede de suporte, a ocupação do espaço universitário, sua rotina acadêmica e as experiências com os racismos sofridos. A partir dessas categorias, foi possível identificar: o epistemicídio e racismo institucional que ocorrem quando a presença na universidade e conhecimentos da população negra não são legitimados; a importância da valorização e do reconhecimento dos familiares e a potencialidade de se engajar em mobilização subjetiva e coletiva por meio da ocupação de espaços públicos e cooperação entre pares.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Flávia Oliveira, Universidade de Brasília

Psicóloga, mestranda pelo programa de pós graduação em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília

Tayane Nunes

Aluna de graduação em psicologia pela Universidade de Brasília

Carla Antloga

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC) Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - PsiTraFem 

Published

2019-08-12

How to Cite

Oliveira, F., Nunes, T., & Antloga, C. (2019). Dinâmica de prazer e sofrimento de estudantes negras de faculdades de Brasília – Epistemicídio, racismo e machismo. Psicologia Revista, 28(1), 103–124. https://doi.org/10.23925//2594-3871.2019v28i1p103-124

Issue

Section

Artigos Teóricos