A fragilidade da classificação das competências

Autores/as

  • Maria Cristina Pinto Gattai Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumen

O objetivo do presente estudo é reavaliar o conceito de competências sob o ponto de vista das teorias que o explicam e propor um novo modelo de competências. Partindo de uma revisão histórica do conceito, foi constatada significativa diversidade de nomes e dos conteúdos que representam além de uma ampla diversidade de classificação das competências. Neste campo há uma situação semelhante à "Torre de Babel" tanto na definição de competência quanto em suas categorizações. Os discursos não são decodificados da mesma forma pelo locutor e pelo ouvinte. Para suportar esta análise, foi realizado um estudo de caso com o objetivo avaliar se os modelos teóricos de classificação de competências dão o suporte adequado aos perfis de competências de 19 cargos de uma mesma empresa. O estudo empírico demonstra uma grande amplitude de competências que são exigidas dos trabalhadores atuais corroborando com a ideia de que o conceito de competência é socialmente construído a partir das necessidades especificas de um grupo.

 

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Biografía del autor/a

Maria Cristina Pinto Gattai, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Psicologia Social e do Trabalho. Assistente Doutora do Depto. de Psicologia Social da PUC-SP.

 

Publicado

2013-09-17

Cómo citar

Gattai, M. C. P. (2013). A fragilidade da classificação das competências. Psicologia Revista, 22(1), 9–42. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16656

Número

Sección

Artigos Teóricos