Alteridade lúdica – o jogo simbólico na relação entre professores e alunos

Autores/as

  • Flavio Rodrigo Orzari Ferreira Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras
  • Henrique Guilherme Scatolin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumen

A relação entre professores e alunos vem se modificando paulatinamente no decorrer dos dois últimos séculos, em conseqüência das mutações formais e filosóficas da educação como um todo. Assim, o presente artigo buscará problematizar as questões sobre a criação de um ambiente regado a jogos potencialmente simbólicos, em sala de aula, trazendo a este uma noção de tal alteridade entre professor e aluno. Objetiva-se levantar o caminho das experiências imaginárias que o jogo pode proporcionar e o estreitamento na relação educacional que deve estabelecer-se anterior ao próprio ato de jogar, assim como as possibilidades de inserção dessa relação lúdico-imaginária e seus efeitos possíveis na escolarização para as crianças. Esta pesquisa de revisão bibliográfica buscará realizar levantamento da produção científica e literária acerca dos temas relacionados ao universo lúdico-simbólico e seus desdobramentos, julgando-o relevante para a prática dos diversos profissionais que atuam na área, como educadores, psicólogos e psicopedagogos, de modo a promover diálogo sobre as práticas atuais de atendimento institucional escolar e por fim estabelecer considerações passíveis de utilização por tais profissionais da área de educação, que visam melhoria nas relações intersubjetivas com os alunos dentro das salas de aula.

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Biografía del autor/a

Flavio Rodrigo Orzari Ferreira, Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras

Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp e Pós-Graduado em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras.

Henrique Guilherme Scatolin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou a orientação deste artigo que foi defendido pelo aluno Flavio Orzari Ferreira em dezembro de 2012 no Centro Universitário Hermínio Ometto.

Publicado

2014-02-04

Cómo citar

Ferreira, F. R. O., & Scatolin, H. G. (2014). Alteridade lúdica – o jogo simbólico na relação entre professores e alunos. Psicologia Revista, 22(2), 235–249. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17991

Número

Sección

Artigos Teóricos