A igreja e a homossexualidade relatadas pela mídia

Autores/as

  • Ana Carolina Heise Furquim de Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paula Suzana Gioia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

Pretendeu-se verificar como é descrita pela mídia a relação entre homos­sexualidade e a Igreja. Entendendo a mídia e a Igreja como agências de controle, analisou-se como possivelmente controlam as práticas da comunidade ante a sexualidade. Usando as palavras-chave homossexualidade e papa, foram selecionadas as matérias publicadas no jornal Folha de S. Paulo no período de dez anos. Os resultados indicaram que poucos foram os momentos em que não ocorreram matérias que abordassem essa relação. Os títulos das matérias se referiram, na maioria das vezes, somente à Igreja. Embora os autores das matérias parecessem se isentar de uma avaliação, descreveram desfavoravelmente a homossexualidade, como se fosse um relato da Igreja. Em 93% das matérias a mídia impressa relata que a Igreja utilizou termos negativos para afirmar ser contrária à homossexualidade. Concluiu-se que a religião e a mídia utilizam-se de técnicas de controle para estabelecer normas em relação à homossexualidade e controlar o comportamento do indivíduo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Carolina Heise Furquim de Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Paula Suzana Gioia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora doutora da Faculdade de Psicologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2014-02-06

Cómo citar

Campos, A. C. H. F. de, & Gioia, P. S. (2014). A igreja e a homossexualidade relatadas pela mídia. Psicologia Revista, 15(2), 177–196. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18087

Número

Sección

Artigos Teóricos