O confronto rastafari na busca do si-mesmo: a transformação da consciência na visão da psicologia transpessoal

Autores/as

  • Vanessa Ferreira Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

O objetivo deste trabalho foi estudar a consciência e a sua possibilidade de transformação. A partir da premissa de que artistas e místicos são uma ótima população para estudar esse fenômeno, foi enfocada a vivência do artista Bob Marley no contexto da sua religião: rastafari. O modelo ampliado de cartografia da psique de Stanislav Grof dentro da psicologia transpessoal serviu como sustentação teórica para a análise desse fenômeno. Tendo como hipótese que o símbolo é revelador da psicodinâmica da consciência, questionou-se se a mandala que aparece no disco de Bob Marley Confrontation revela uma possibilidade de transformação e se esta pode ser avaliada dentro de um determinado nível de consciência. Foi possível identificar que o símbolo da mandala revela a transformação da consciência de Bob Marley em um nível transpessoal, servindo como sustentação para as novas estruturas psíquicas que emergem com essa transformação. Entendendo o simbolismo da mandala como a luta do herói para renascer diante da morte e de um estado de opressão, a psicologia transpessoal ressalta que a vivência de Bob Marley pode ser vista como legítima e transformadora, uma vez que conta com dispositivos protetores e não defensivos, que fazem dessa vivência uma experiência integrada e psiquicamente saudável.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vanessa Ferreira Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluna da graduação do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP de 2000 a 2004. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Psicologia da PUC-SP no dia 17 de novembro de 2004 na forma de painel e sessão coordenada. Trabalho apresentado no I Congresso Latino-Americano da Psicologia-Ulapsi, no dia 22 de abril de 2005, na forma de painel com exposição oral, sob o nome de Psicologia e religião: o desenvolvimento saudável da consciên­cia religiosa, a história rastafari de Bob Marley. Trabalho apresentado na forma de sessão coordenada no VII Encontro de Pesquisadores da PUC-SP na área da Saúde, realizado de 30 de maio a 3 de junho de 2005 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalho vencedor do XI Prêmio Ana Maria Poppovic para melhor TCC em Psicologia da PUC-SP no ano de 2004.

Publicado

2014-02-06

Cómo citar

Franco, V. F. (2014). O confronto rastafari na busca do si-mesmo: a transformação da consciência na visão da psicologia transpessoal. Psicologia Revista, 15(2), 221–245. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18090

Número

Sección

Artigos Teóricos