As mulheres e a cirurgia plástica: uma articulação entre a demanda do sujeito e o imperativo cultural de gênero
Resumen
Os imperativos culturais de gênero têm exercido em nossa sociedade um papel muito destacado, definindo padrões rígidos e detalhados acerca de como uma mulher deve apresentar-se para ser considerada verdadeiramente feminina. A cirurgia plástica, como meio mais objetivo de adequar o corpo a esse ideal, torna-se o recurso legítimo de embelezamento na sociedade pós-moderna. A pesquisa tem como objetivo relacionar o crescente aumento do número de cirurgias plásticas com os imperativos culturais de gênero na sociedade pós-moderna. Através da teoria da sexualidade e feminilidade (Freud/Lacan) buscaremos localizar a demanda originada nos ideais da sociedade contemporânea à posição do feminino em relação a dois caminhos possíveis: a via do desejo ou a via da alienação. A pesquisa qualitativa de campo foi realizada através de três encontros com três mulheres que se submeteram à mastoplastia de aumento (implante de silicone nas mamas) no Hospital Escola Paulista de Medicina. Os dados foram coletados através de entrevistas semidirigidas e de testes projetivos (T.A.T e figura humana). Ocorrem dois atendimentos antes da cirurgia e um atendimento dois meses após a mesma, para se estabelecer uma comparação de dados que pudessem destacar os efeitos da intervenção cirúrgica na subjetividade. A análise dos instrumentos através da perspectiva psicanalítica permitiu situar três tempos em relação à problemática: os antecedentes históricos, a demanda de mastoplastia de aumento e o pós-cirúrgico, que depois foram agrupados possibilitando uma hipótese acerca da correlação com a questão cultural. As análises das entrevistas permitiram identificar que existe uma correlação entre o pedido desse tipo de cirurgia e a demanda cultural, associados ao grau de alienação do sujeito em relação ao seu desejo.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Tamara Dias Brockhausen
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.