Os sentidos atribuídos ao “cuidado” em uma mídia especializada de Mixed Martial Arts

Autores/as

  • Juliana A. Oliveira Camilo PUCSP

Palabras clave:

Práticas Discursivas, Cuidado, Construcionismo Social, Artes Marciais, Psicologia Social do Esporte.

Resumen

O objetivo da pesquisa foi entender os sentidos atribuídos a palavra cuidado na modalidade esportiva de combate chamada de Mixed Martial Arts (MMA). Para isso elegemos uma revista especializada de lutas no Brasil, a Tatame na sua versão digital, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Tem-se aqui um olhar da Psicologia Social de cunho construcionista. Após leituras sucessivas nas reportagens agrupamos os repertórios associados ao cuidado em quatro categorias: “autocuidado”, “cuidado com o outro”, “cuidado como ameaça” e “cuidado com o evento”. Na análise quantitativa predominou o uso do “autocuidado” (57,80%), seguido do “cuidado com o outro” (31,19%), “cuidado como ameaça” (6,42%) e “cuidado com o evento” (2,75%). A análise qualitativa das narrativas sugeriu que o “autocuidado” e o “cuidado com o outro” estavam vinculados predominantemente à equação ganhar e perder, desconsiderando o atleta como uma pessoa para além da prática esportiva.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Juliana A. Oliveira Camilo, PUCSP

Mestre em Psicologia Social pela PUCSP (2007), aprimoramento em Psicanálise no Hospital Geral pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004) e graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003). É docente da PUCSP, do curso de Administração e Psicologia, do Mackenzie no curso de MBA em Gestão de Pessoas e, da Universidade Paulista, no curso de Psicologia de Gestão de Segurança Patrimonial. Experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: sofrimento do trabalhador, saúde mental, luta antimanicomial e técnicas de pesquisa.

Publicado

2016-12-09

Cómo citar

Camilo, J. A. O. (2016). Os sentidos atribuídos ao “cuidado” em uma mídia especializada de Mixed Martial Arts. Psicologia Revista, 25(2), 337–353. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/25853

Número

Sección

Artigos Teóricos