Oficina de memória para idosos em uma unidade básica de saúde: um relato de experiência
Palabras clave:
Idosos, Oficina de Memória, estimulação cognitiva, atenção primáriaResumen
O artigo aborda uma experiência de estágio de formação em psicologia desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Curitiba-PR. Após levantamento de necessidades, foi proposta a realização de Oficinas de Memória voltadas para idosos. O objetivo foi promover estímulo cognitivo, com foco principal na memória, e socialização entre os participantes, em consonância com as Políticas Públicas voltadas para a promoção do processo de envelhecimento ativo. A atividade foi oferecida em dois momentos, estruturada em 15 encontros e organizada em ações focadas no exercício de diferentes tipos de memória. O artigo descreve algumas delas, desenvolvidas no transcorrer dos encontros, a percepção das coordenadoras quanto à participação dos idosos e a avaliação realizada pelos mesmos no final da atividade. Considera-se a importância de propostas voltadas para a estimulação das capacidades cognitivas, novos aprendizados e socialização para idosos como importante meio de manutenção da autoestima. As Oficinas de Memória configuram uma possibilidade diante da demanda por serviços e ações de promoção de saúde mental nas UBS.Métricas
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Publicado
2016-05-10
Cómo citar
Wanderbroocke, A. C., Folly, P. P., Maba, P. C., & Carvalho, T. de. (2016). Oficina de memória para idosos em uma unidade básica de saúde: um relato de experiência. Psicologia Revista, 24(2), 253–263. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27798
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2016 Ana Claudia Wanderbroocke, Patrícia Precce Folly, Paola Carolina Maba, Tatiana de Carvalho
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