Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública

Autores/as

  • Anelise Schaurich dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Clarissa Tochetto de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Elisa Jager Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Orientação Profissional, escolha profissional, estudantes de ensino médio

Resumen

Este estudo objetivou descrever três experiências de oficinas de sensibilização às questões profissionais desenvolvidas com alunos do ensino médio público de um grande município do interior do Rio Grande do Sul. A realização das oficinas buscava sensibilizar os participantes no que se refere às questões de carreira e estimulá-los a pensar sobre aspectos relacionados à escolha profissional. O conhecimento sobre a existência da prática de Orientação Profissional também poderia incentivar os participantes a buscar atendimentos regulares, caso sentissem necessidade. Participaram das atividades 28 estudantes (20 do sexo feminino) do 3º ano do ensino médio com idades entre 16 e 19 anos. As oficinas constituíram-se de um encontro único, que englobava os três eixos principais da prática de Orientação Professional: autoconhecimento, exploração e tomada de decisão, além das influências sofridas nesse processo. Os encontros foram realizados por meio de discussões sobre os tópicos citados, exibição de vídeos interativos e proposta de atividades práticas. As oficinas possibilitaram que os alunos refletissem sobre seus critérios e expectativas para escolha do curso superior, além de estimular comportamentos exploratórios.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Anelise Schaurich dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGP/Unisinos), Bolsista CAPES/PROSUP

Clarissa Tochetto de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGP/UFRGS), Bolsista
CAPES/DS

Márcia Elisa Jager, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM)

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (PPGP/USP). Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Publicado

2016-09-25

Cómo citar

Santos, A. S. dos, Oliveira, C. T. de, Jager, M. E., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública. Psicologia Revista, 25(1), 151–172. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29615

Número

Sección

Artigos Teóricos