A escrita do sinthoma segundo a lógica não toda fálica

Autores/as

  • Nelly Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Heloisa Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.403-419

Palabras clave:

Sexuação, Erro comum, Não todo, Escrita, Sinthoma

Resumen

As questões que pautam o presente texto surgem da experiência de trabalho como psicóloga em diferentes serviços da rede pública de saúde mental e são desdobradas em uma pesquisa acadêmica vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Pesquisa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O texto objetiva desenvolver pontos da teoria psicanalítica para pensar a operação de sexuação como modo singular de tratamento de gozo para cada ser falante. Para tanto, a distância entre o real da coisa e suas representações é abordada. Explora-se o erro comum que acopla distintos modos de gozo à existência de dois sexos. Em seguida são investigados os limites implicados nas tentativas de compartilhar questões indizíveis acerca do que se passa no corpo a partir do gozo sexual. Depois de passar pelos efeitos de uma sexuação sintomática ligada ao erro comum, a discussão toca outras possibilidades de tratamento do gozo, principalmente com base nas elaborações lacanianas acerca de James Joyce. Como conclusão, são apresentadas questões que destacam a lógica do não todo fálico como via que aponta para uma singularidade radical na escrita do sinthoma.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Nelly Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicanálise: Clínica e Pesquisa (UERJ-RJ). Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ-RJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ-RJ). Docente do Curso de Psicologia (IBMR-RJ). Graduada em Psicologia (UNAMA-PA).

Heloisa Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / Rio de Janeiro-RJ). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / Rio de Janeiro-RJ). Professora Adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em psicanálise da Universidade do estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Publicado

2017-11-15

Cómo citar

Brito, N., & Caldas, H. (2017). A escrita do sinthoma segundo a lógica não toda fálica. Psicologia Revista, 26(2), 403–419. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.403-419

Número

Sección

Artigos Teóricos