Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p427-452Palabras clave:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Relações Pais-Filho, TerapêuticaResumen
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico frequente em crianças em idade escolar e exige atenção para as consequências no desenvolvimento infantil. Existem diversas linhas de tratamento para o transtorno, especialmente a medicamentosa e a psicossocial. Entretanto, evidências atuais sugerem que a presença de TDAH em crianças pode estar associada a disfuncionalidades na família, relações entre pais e filhos, psicopatologia parental e diminuição da autoeficácia parental. Este artigo de revisão teórica investigou intervenções relacionadas à inclusão de pais como parte do tratamento da criança com TDAH. A literatura analisada relacionou-se a opção e adesão dos pais ao tratamento; estudos que investigaram a eficácia para intervenções com pais como alternativa de tratamento do TDAH nos filhos; e sobre barreiras e acessos às intervenções que os incluem como parte do tratamento da criança com TDAH. Existem significativas evidências de que a inclusão dos pais no tratamento da criança com TDAH traz benefícios para pais e crianças. Pais adquirem habilidades em relação ao conhecimento e manejo do transtorno e aprendem a auxiliar a criança em relação a diferentes aspectos diminuindo sintomas, favorecendo o desenvolvimento infantil e melhorando relações entre pais e filhos.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2018-12-11
Cómo citar
Bertoldo, L. T. M., Feijó, L. P., & Benetti, S. P. da C. (2018). Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento. Psicologia Revista, 27(2), 427–452. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p427-452
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2018 Lao Tse Maria Bertoldo, Luan Paris Feijó, Silvia Pereira da Cruz Benetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.