O Modelo Lúdico em crianças com Síndrome de Down

Autores/as

  • Débora Diegues Universidade Presbiteriana Mackenzie http://orcid.org/0000-0003-3312-3122
  • João Roberto de Souza-Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sueli Galego de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Geraldo Antônio Fiamenghi Júnior University of Edinburgh
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie http://orcid.org/0000-0002-5437-891X

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p151-170

Palabras clave:

Síndrome de Down, Avaliação/Métodos, Jogos e brinquedos

Resumen

O Modelo Lúdico é um referencial teórico para a intervenção clínica, desenvolvido por Francine Ferland, terapeuta ocupacional, que tem como foco de investigação o brincar na prática clínica com crianças com deficiência física. O objetivo do trabalho foi verificar possíveis contribuições do modelo e de autores da Psicologia para análise do brincar de crianças com Síndrome de Down. O estudo incluiu oito crianças de ambos os sexos com diagnóstico de Síndrome de Down, com idade entre seis e dez anos, além de seus responsáveis legais. As crianças apresentaram interesse principalmente por estímulos sonoros, espontaneidade e prazer ao brincar. No entanto, nem todas apresentaram senso de humor, gosto por desafios e iniciativa, demonstrando uma forma de brincar mais passiva. Foi possível caracterizar alguns aspectos e interesses da criança com Síndrome de Down no brincar, oferecendo-se subsídios para que os profissionais de educação ou da saúde possam determinar focos de intervenção.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Débora Diegues, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente Psicóloga Clínica em Consultório Particular

João Roberto de Souza-Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente Orientador Educacional no Colégio Visconde de Porto Seguro (São Paulo – Unidade Morumbi)

Sueli Galego de Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Mackenzie

Geraldo Antônio Fiamenghi Júnior, University of Edinburgh

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Psicologia pela University of Edinburgh. Professor de Psicologia das Faculdades Atibaia

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta II da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2018-07-26

Cómo citar

Diegues, D., Souza-Silva, J. R. de, Carvalho, S. G. de, Fiamenghi Júnior, G. A., & Blascovi-Assis, S. M. (2018). O Modelo Lúdico em crianças com Síndrome de Down. Psicologia Revista, 27(1), 151–170. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p151-170

Número

Sección

Artigos Teóricos