Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p377-400Palabras clave:
Transtorno do Espectro do Autismo, instrução programada, problemas de comportamentoResumen
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar déficits significativos no repertório básico requisito para receber programas de ensino e se engajar com frequência em comportamentos repetitivos e inadequados. Considerando-se que tais comportamentos são incompatíveis com o ensino e resultam em consequências negativas, sejam sociais e/ou acadêmicas, esta pesquisa teve por objetivo ensinar sistematicamente operantes requisitos, como sentar, permanecer sentado, olhar, imitar, imitação generalizada e rastreamento visual para duas crianças com TEA, e verificar o efeito do procedimento sobre os comportamentos inadequados e estereotipias. Os resultados demonstraram que um participante aprendeu todos os comportamentos alvo de ensino enquanto o outro não atingiu o critério de aprendizagem em imitação. Houve redução dos comportamentos incompatíveis com a aprendizagem, logo após a introdução das contingências para os comportamentos de ensino, para ambos. Os resultados demonstram a aquisição de repertórios requisitos importantes em crianças com TEA severo e demonstram que a redução de comportamentos incompatíveis com aprendizagem pode ocorrer mediante ensino de comportamentos desejados.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2018-12-11
Cómo citar
Guerra, B. T., Almeida-Verdu, A. C. M., Pessenda, B., & Alvarez, M. F. C. (2018). Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Psicologia Revista, 27(2), 377–400. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p377-400
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2018 Barbara Trevizan Guerra, Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu, Bruna Pessenda, Maria Fernanda Cazo Alvarez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.