Psicologia e políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres: experiências de universitárias

Autores/as

  • Maria Clara Guimarães Souza Universidade Federal de Goiás
  • Tatiana Machiavelli Carmo Souza Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p125-149

Palabras clave:

violência de gênero, política social, formação profissional.

Resumen

O estudo teve por objetivo investigar a atuação da psicologia frente à violência contra mulheres (VCM) nas políticas públicas de saúde, assistência social e justiça em um município do sudoeste goiano. Tratou-se de pesquisa de campo, com metodologia qualitativa, partindo das premissas da Psicologia Sócio-histórica. A amostra foi composta por 10 estudantes de psicologia. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas. Foi realizada análise de conteúdo. Os dados deram origem a três categorias: Conceito de gênero e VCM; Políticas Públicas: práticas, atuações e intervenções no enfrentamento da VCM; Formação em psicologia e VCM.  Verificou-se dificuldades em identificar as categorias gênero, VCM e políticas públicas, assim como precário conhecimento sobre a rede intersetorial de atendimento às mulheres. Percebeu-se fragilidades no processo de formação profissional para o enfrentamento da VCM. Exceto pelas atuações no campo da justiça, notou-se práticas insipientes nas demais políticas. Notou-se muitos obstáculos ideológicos, políticos, institucionais, sociais e econômicos em relação às práticas sobre a VCM por parte dos participantes, elementos que dificultam a atuação frente aos problemas de gênero.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Clara Guimarães Souza, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, em 2018. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP-UFG), início 2018. Áreas de atuação: Psicologia Social, Teorias Feministas, Gênero e Sexualidade.

Tatiana Machiavelli Carmo Souza, Universidade Federal de Catalão

Professora Adjunta III no curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. É Doutora e Mestre em Serviço Social (2012) pela Unesp/Franca; Especialista em Psicopedagogia (2007); e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Apresenta experiência profissional em Psicologia e Processos Psicossociais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero e violência contra mulheres, sociedade, políticas públicas, subjetividade.

Publicado

2019-08-12

Cómo citar

Souza, M. C. G., & Souza, T. M. C. (2019). Psicologia e políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres: experiências de universitárias. Psicologia Revista, 28(1), 125–149. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i1p125-149

Número

Sección

Artigos Teóricos