A verdade está lá fora: Adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da Escala Genérica de Crenças Conspiratórias (EGCC-Br)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p253-271

Palabras clave:

crenças, teorias conspiratórias, adaptação cultural, avaliação psicométrica

Resumen

Teorias conspiratórias geralmente apresentam perguntas irrespondíveis e são, em última instância, irrefutáveis. Tais crenças possuem implicações em diversos contextos em que são necessárias tomadas de decisões. Para tanto, torna-se necessário desenvolver ou adaptar medidas que auxiliem a identificação de tais crenças. Assim, este estudo propôs a adaptação da Escala Genérica sobre Crenças Conspiratórias. No primeiro estudo foi realizada a tradução e retradução do instrumento por especialistas na língua inglesa. Logo, ambas as traduções foram submetidas à análise de dois juízes para verificar a qualidade e adequação à versão original. Após ajustes, a escala foi submetida à outra análise de juízes de forma a verificar a coerência semântica e a adequação categórica dos itens. A concordância das categorias para cada item entre os juízes foi satisfatória (índice kappa de 0,75). Para o segundo estudo, buscou-se averiguar as propriedades psicométricas do instrumento (N = 138). Os resultados da análise fatorial confirmatória atestaram uma nova estrutura fatorial para o modelo. Por fim, os autores sugerem tanto novos estudos para identificação de evidências de validade da adaptação quanto aplicações e intervenções, com uso da escala em futuras políticas públicas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucas Heiki Matsunaga, Estudante de pesquisa no Department of International Environment and Resources Policy da Universidade de Tōhoku (東北大学), Japão; bacharel em psicologia e psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB).

Estudante de pesquisa no Department of International Environment and Resources Policy da Universidade de Tōhoku (東北大学), Japão; bacharel em psicologia e psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB).

Jonathan Jones dos Santos Pereira, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Angélica Nascimento de Oliveira, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Ciência Cognitiva Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Ciência Cognitiva Aplicada da University of Guelph, Canadá.

Alexandre Correia Pedra, Universidade de Brasília (UnB).

Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2019-12-11

Cómo citar

Matsunaga, L. H., Pereira, J. J. dos S., Oliveira, A. N. de, & Pedra, A. C. (2019). A verdade está lá fora: Adaptação e avaliação das propriedades psicométricas da Escala Genérica de Crenças Conspiratórias (EGCC-Br). Psicologia Revista, 28(2), 253–271. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p253-271

Número

Sección

Artigos Teóricos