A unidade afetivo-cognitiva: aspectos conceituais e metodológicos a partir da psicologia histórico-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p310-334

Palabras clave:

unidade afetivo-cognitiva, atividade humana, consciência, Psicologia Histórico-Cultural

Resumen

Este estudo teórico-metodológico teve por objetivo sistematizar o conceito de unidade afetivo-cognitiva a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Esse objetivo se justifica pela escassez de estudos acerca do tema na Psicologia e pela observância de que há uma predominância de visões dualistas acerca da razão e da emoção nos estudos psicológicos. Nesse sentido, o estudo da unidade afetivo-cognitiva pode trazer acréscimos à Psicologia por discutir os aspectos metodológicos da cisão razão/emoção e por evidenciar a união entre esses processos como parte essencial do processo humano de apreensão da realidade. Sendo assim, buscou-se discutir a constituição da consciência humana e da estrutura da atividade como unidades de análise da unidade afetivo-cognitiva. A partir de Leontiev e Vigotski, analisou-se a estrutura da atividade humana e sua expressão pelos significados sociais e sentidos pessoais como unidade afetivo-cognitiva. Essa investigação resultou na constatação de que a estrutura da atividade e a constituição da consciência humana demandam funções afetivo-cognitivas para formar a imagem subjetiva da realidade objetiva no psiquismo humano. Por isso, indicou-se, conforme afirma Vigotski, que entender a unidade afetivo-cognitiva como sistema semântico da consciência demanda o destrinchamento da relação entre a atividade humana e a forma como o ser torna essa atividade consciente.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Patricia Verlingue Ramires Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora de Psicologia na PUCPR.

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Programa de Residência do Hospital Pequeno Príncipe.

João Henrique Rossler, Universidade Federal do Paraná

Professor Associado do Departamento de Psicologia do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná.

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Araraquara.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

Monteiro, P. V. R., & Rossler, J. H. (2020). A unidade afetivo-cognitiva: aspectos conceituais e metodológicos a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia Revista, 29(2), 310–334. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p310-334

Número

Sección

Artigos Teóricos