Os 55 anos do currículo da Psicologia PUC-SP
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p547-568Palabras clave:
graduação em Psicologia, currículo, históriaResumen
O objetivo deste artigo foi traçar um panorama histórico do Curso de Graduação em Psicologia da PUC SP, por meio da descrição e análise dos diferentes currículos que se sucederam, tomando-se como fio condutor desta narrativa o modo como neles se concebeu e concretizou a formação do psicólogo, respondendo aos desafios colocados pela realidade social, educacional e política brasileira. Algumas reformas curriculares ocorreram a partir de mudanças na legislação brasileira relativa ao ensino em geral e em relação ao ensino superior, em particular; outras em função da legislação específica relativa à formação de psicólogo; e outras motivadas pelo princípio de revisão e aprimoramento constantes que tem motivado reavaliações de nossa prática. Utilizaram-se diferentes fontes de dados. Documentos oficiais e leis, bem como a memória dos autores que participaram dessa história de diversas formas e em diferentes momentos. Destaca-se a participação sistemática e intensa do corpo docente e discente nos processos de avaliação e elaboração das propostas curriculares.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maria da Graça Marchina Gonçalves, Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro, Ana Mercês Bahia Bock
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.