Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública
Palabras clave:
Orientação Profissional, escolha profissional, estudantes de ensino médioResumen
Este estudo objetivou descrever três experiências de oficinas de sensibilização às questões profissionais desenvolvidas com alunos do ensino médio público de um grande município do interior do Rio Grande do Sul. A realização das oficinas buscava sensibilizar os participantes no que se refere às questões de carreira e estimulá-los a pensar sobre aspectos relacionados à escolha profissional. O conhecimento sobre a existência da prática de Orientação Profissional também poderia incentivar os participantes a buscar atendimentos regulares, caso sentissem necessidade. Participaram das atividades 28 estudantes (20 do sexo feminino) do 3º ano do ensino médio com idades entre 16 e 19 anos. As oficinas constituíram-se de um encontro único, que englobava os três eixos principais da prática de Orientação Professional: autoconhecimento, exploração e tomada de decisão, além das influências sofridas nesse processo. Os encontros foram realizados por meio de discussões sobre os tópicos citados, exibição de vídeos interativos e proposta de atividades práticas. As oficinas possibilitaram que os alunos refletissem sobre seus critérios e expectativas para escolha do curso superior, além de estimular comportamentos exploratórios.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2016-09-25
Cómo citar
Santos, A. S. dos, Oliveira, C. T. de, Jager, M. E., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública. Psicologia Revista, 25(1), 151–172. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29615
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2016 Anelise Schaurich dos Santos, Clarissa Tochetto de Oliveira, Márcia Elisa Jager, Ana Cristina Garcia Dias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.