Arte do terceiro setor como símbolo de transformação sociocultural
Palabras clave:
psicologia junguiana, arte, energia psíquica, símbolo, inclusão socioculturalResumen
Este artigo investiga, a partir da teoria junguiana, possíveis sentidos de ações promovidas pelo terceiro setor que se utilizam de linguagem artística. Para realiza-lo explora, a partir das postulações de Jung, a relação entre arte e consciência coletiva. Aborda o sentido social e cultural dos fundamentos teóricos junguianos. Apresenta o conceito de energia psíquica, esclarecendo a importância do seu emprego como pulsão pela atividade, reflexão ou criatividade para o desenvolvimento humano. Analisa a crise social atual, a partir da referência teórica junguiana. Com base nos fundamentos teóricos apresentados, realiza uma leitura das ações promotoras de inclusão social de organizações do terceiro setor mediante uso de linguagens artísticas observadas no mundo contemporâneo, compreendendo-as como novas vias para a transformação da psique sociocultural. Propõe, finalmente, que este fato seja visto como símbolo de uma transformação própria à realidade sociocultural brasileira.Métricas
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Publicado
2016-09-25
Cómo citar
Vergueiro, P. V. (2016). Arte do terceiro setor como símbolo de transformação sociocultural. Psicologia Revista, 25(1), 191–210. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29617
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2016 Paola Vieitas Vergueiro
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