Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica
Resumen
Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da identidade de professor e de suas raízes profundas na personalidade. Realiza considerações teóricas de Jung e de Byington sobre a relação entre a psicologia analítica, a educação e sua relação com o desenvolvimento da iden- tidade do profissional docente. Pretende, com isto, esclarecer ao leitor alguns dos fundamentos básicos que a psicologia analítica utiliza para compreender a identidade do professor e seus fundamentos na personalidade. Partindo de uma experiência com alunos que cursam licenciatura em educação artística, analisa a verbalização e a construção imagética realizada por cada aluno do seu professor. Finalmente relaciona as proposições verbais e imagéticas dos participantes. Discute os elementos retirados desta experiência à luz da teoria da psicologia analítica e de autores da área da educação, tecendo reflexões sobre a identidade de professor.Métricas
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Cómo citar
Vieitas Vergueiro, P. (2010). Identidade de Professor: Uma Pesquisa Fundamentada na Psicologia Analítica. Psicologia Revista, 18(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4372
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2010 Paola Vieitas Vergueiro

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