Satisfação, formação e inserção profissional de egressos de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p489-518Palabras clave:
Egressos, Formação, Psicologia, Satisfação, Trajetória profissionalResumen
O artigo resulta de uma pesquisa junto aos egressos do curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2010 a 2017, e teve como objetivo conhecer e avaliar a satisfação dos egressos sobre a sua formação educacional e inserção profissional. Trata-se de uma investigação descritiva com finalidade exploratória, de natureza quanti-qualitativa. Ao analisar o percurso dos egressos, realizou-se um recorte de dados para relacionar a graduação e a atuação profissional recente, acrescido ou não da continuidade dos estudos. Os resultados apontam que 39,7% dos egressos escolheram sua atual área de atuação por fatores de ordem interna, 88,8% afirmam ter alcançado os objetivos profissionais após a graduação, 67,4 % demonstram-se satisfeitos com suas atuais condições de trabalho, 84,4% afirmam já ter realizado alguma pós-graduação para aprimorar conhecimentos técnicos científicos, 53,4% sentem-se seguros para atuar com supervisão, 37,9% dos egressos encontram-se morando com cônjuges/companheiros e 70,3% afirmam ter recebido suporte emocional e financeiro de seus familiares durante a graduação. Portanto, os dados apontam que os egressos avaliam de forma positiva o seu o processo de inserção e atuação profissional recente.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Gabriela Amâncio de Souza, Valéria De Bettio Mattos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.