Contribuições de Piera Aulagnier à metapsicologia freudiana: um enfoque sobre os modos de funcionamento originário, primário e secundário para a constituição do Eu

Autores

  • Henrique Guilherme Scatolin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento na obra da psicanalista francesa Piera Aulagnier sobre os modos de funcionamento originário, primário e secundário para a constituição do Eu. Ao longo da explicação destes três modos de funcionamento psíquico, o autor procura compreender como que estes três modos operam em um determinado sujeito, destacando a entrada em cena da figura materna e paterna e ressaltando os seus respectivos desejos por determinado filho. Conclui que quando um modo mais elaborado de funcionamento psíquico, como o secundário, não consegue dar sentido ao vivido, são os modos mais primitivos de funcionamento psíquico que o farão, tal como o primário e/ou o originário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Guilherme Scatolin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutorando e mestre em Psicologia Clínica (núcleo de Psicanálise) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Downloads

Como Citar

Scatolin, H. G. (2012). Contribuições de Piera Aulagnier à metapsicologia freudiana: um enfoque sobre os modos de funcionamento originário, primário e secundário para a constituição do Eu. Psicologia Revista, 20(2), 145–165. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/10337

Edição

Seção

Artigos Teóricos