Implicações da popularização e profissionalização do MMA no Brasil: uma análise biopsicossocial
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p707-724Palavras-chave:
MMA, psicologia do esporte, esporte de combate, SherdogResumo
Desde seu surgimento na década de 1990, o Mixed Martial Arts (MMA) tem crescido como esporte de combate no Brasil e mundialmente. Tal crescimento é evidenciado pelo número de eventos organizados, a presença do esporte na mídia, o faturamento de alguns atletas e o interesse do público. Este artigo tem como objetivo avaliar a popularização e profissionalização do MMA no Brasil, refletindo sobre suas implicações. Como ferramenta para a coleta de dados, utiliza-se o portal de eventos Sherdog (em sua versão web), o qual consiste em um localizador eletrônico de combates. Procura-se determinar o número de eventos ocorridos no Brasil, e sua distribuição geográfica, entre os anos de 2016 e 2017. A partir deste levantamento, o artigo analisa um aspecto ambivalente do crescimento do esporte no território nacional: por um lado, a disseminação do ideal de vigor e invencibilidade, representado pelos lutadores de MMA; por outro lado, a precarização das condições de trabalho em que estes atletas estão inseridos. Espera-se, assim, oferecer contribuições da psicologia para os debates sobre esta modalidade de esporte.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rafael Nogueira Furtado, Juliana Aparecida de Oliveira Camilo, Rafael Cordeiro Camilo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.