CID e DSM

breve percurso histórico das classificações dos transtornos mentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2024v33i1p75-102

Palavras-chave:

CID, DSM, Transtorno mental

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar o percurso histórico das principais classificações de transtornos mentais: a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), da Organização Mundial de Saúde (OMS), e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM) da Associação Americana de Psiquiatria (APA), consideradas modelos hegemônicos em vários países. Compreender a maneira de se estabelecer um diagnóstico psiquiátrico auxilia os profissionais de saúde mental a adquirirem uma visão ampla sobre a forma como os critérios são estabelecidos e favorece a instauração de terapêuticas apropriadas.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Mendes Côrtes, Universidade Católica de Brasília

Médica Pediatra pela Universidade de Brasília (1988). Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com habilitação em Neonatologia, Especialista em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê (UnB,2001), Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB, 2013). Foi chefe do Setor de Pediatria da Câmara dos Deputados no período de 2010-2012. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI)- capítulo Brasília, no período de 2006-2008. Coordenadora do PROJETO OMBRO AMIGO (voluntariado civil). Palestrante no Curso de Gestantes da Câmara dos Deputados. Aposentada da Câmara dos Deputados (1997-2019). Membro Consultor da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da Seccional da OAB/DF. Doutoranda no Programa de Psicologia da Universidade Católica de Brasília.

Carla Cristie de França Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Master in Business Administration em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação (PUC-RS), Pedagoga. Professora do Curso Lato Sensu em Informática na Educação (UnB) e Professora Formadora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade de Brasília (UnB) - Universidade Aberta do Brasil (UAB). Membro associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Côrtes, M. do S. M., & Silva, C. C. de F. . (2024). CID e DSM: breve percurso histórico das classificações dos transtornos mentais. Psicologia Revista, 33(1), 75–102. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2024v33i1p75-102

Edição

Seção

Revisões Críticas da Literatura