Determinantes na decisão de aposentadoria do servidor público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.51535

Palavras-chave:

gestão etária, gestão pública, psicologia organizacional

Resumo

O entendimento da decisão de aposentadoria é indispensável para a gestão etária das organizações. O objetivo do estudo foi analisar os motivos que levam servidores públicos a aposentarem ou adiarem esse direito. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionário aos servidores de uma autarquia pública, sendo analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a decisão de aposentar é influenciada por fatores individuais e organizacionais. A decisão de adiar a aposentadoria foi influenciada por motivos financeiros e por aspectos relacionados ao bom ambiente de trabalho. A maioria dos servidores que pretendem aposentar imediatamente foram os que perceberam a aposentadoria como uma oportunidade para aproveitarem a vida ou para ingressarem em outra carreira profissional.

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Biografia do Autor

Paula Karlleyne Queiroz Oliveira, Servidora da Presidência da República

Possui mestrado em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (2017), especialização em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2014) e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Atuou como especialista em financiamento e execução no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, atualmente encontra-se lotada na Presidência da República. Tem experiência na área de Recursos Humanos no Setor Público, com destaque para Aposentadoria, Pensão e todos os Benefícios de Pessoal

Alexandre Nascimento de Almeida, Professor da Universidade de Brasília

Orientador do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília - PPGP/UnB na área de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo

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Publicado

2022-01-02

Como Citar

Oliveira, P. K. Q., & Almeida, A. N. de. (2022). Determinantes na decisão de aposentadoria do servidor público. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(1), 25–39. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i1.51535

Edição

Seção

Artigos