“Falso emprego” e relações de trabalho em plataforma digital de transporte

Autores

  • Jerônimo Henrique Portes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Christian Munaier FEA-USP
  • Marcela Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.60703

Palavras-chave:

Uberização, Economia Compartilhada, Plataformas digitais, Análise de Conteúdo, Precarização do Trabalho

Resumo

Este artigo analisou a relação entre conteúdo institucional e a prática das plataformas digitais de transporte referente às promessas e entregas que se configuram nessa relação comercial com os motoristas nelas cadastrados. De caráter qualitativo (análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas; n=9), foram executadas duas etapas: na primeira, o conteúdo institucional de posicionamento de uma dessas plataformas foi analisado. Na segunda etapa, foram executadas entrevistas em profundidade com os motoristas cadastrados nessa plataforma, buscando-se validar ou não o conteúdo institucional do aplicativo analisado. As falas dos entrevistados sugerem satisfação com a remuneração oferecida pela plataforma. Em contrapartida, um grande desconforto em relação à tratativa, principalmente referente à segurança e ao processo de avaliação adotado pela plataforma. O falso emprego é evidenciado nas falas dos entrevistados, temerosos da perda do acesso à plataforma como alternativa de subsistência em decorrência de avaliações negativas.

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Biografia do Autor

Jerônimo Henrique Portes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), especialização em Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado pela Universidade Paulista (UNIP/2017), bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI/2011). Mais de quatorze anos de atuação em instituições financeiras acumulando experiência em áreas relacionadas à Gestão de Riscos Financeiros e não Financeiros, Controles Internos, Governança Corporativa, Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro - PLD, Ouvidoria e Governança de Tecnologia da Informação. É responsável por treinamentos presenciais e e-learning de aculturamento e exigências regulatórias. Possui trabalhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Professor para cursos de pós-graduação (lato sensu) ministrando as disciplinas de Governança Corporativa, Análise e Previsão de Dados Corporativos, Relacionamento Com Cliente e Metodologia Científica e orientando trabalhos de conclusão de cursos.

Christian Munaier, FEA-USP

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Sua tese foi aprovada com Menção Honrosa e indicada ao prêmio de melhor tese do ano. Graduado em Processos Gerenciais pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV), certificado pela European Foundation for Management Development (EFMD). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é pós-doutorando da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), sob a supervisão do Prof. Dr. José Afonso Mazzon.Publicações: desde 2018, publicou nas mais prestigiadas revistas brasileiras, como RAUSP, REGE e ReMark. Possui trabalhos apresentados em alguns dos mais importantes congressos científicos do Brasil e do mundo. Entre eles, artigos na American Marketing Association Academic Conference, European Marketing Academy Annual Conference, Encontro da Anpad (EnAnpad), SemeAd e CLAV. É autor de livros e capítulos de livros, além de extensos serviços prestados como avaliador (jornais e congressos), com premiações que atestam sua competência.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, ESG, Gestão Empresarial e de Pessoas, Empreendedorismo e Inovação.Como cientista de dados, desenvolveu projetos de análise preditiva de jornada de compra e brand equity para empresas transnacionais e projetos de análise preditiva de compra e churn. Como palestrante, já esteve em 3 continentes, compartilhando suas experiências em Gestão no Mercado de Wellness e Saúde. Suas participações mais recentes e relevantes foram: IHRSA Las Vegas 2013, IHRSA San Diego 2014 e 2019, IHRSA São Paulo 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019, IHRSA México 2017, além de palestras dadas em diferentes cidades da Argentina e em Portugal.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Portes, J. H., Munaier, C., & Gonzalez, M. (2023). “Falso emprego” e relações de trabalho em plataforma digital de transporte. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(3), 90–107. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.60703