"False employment" and work relations on digital transport platform

Authors

  • Jerônimo Henrique Portes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Christian Munaier FEA-USP
  • Marcela Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.60703

Keywords:

Uberization, Shared economy, Digital platforms, Content analysis, Precarious work

Abstract

This article analyzed the relationship between institutional content and the practice of digital transport platforms regarding the promises and reality that are configured in the commercial relationship between these platforms and the drivers registered on them. From a qualitative nature (content analysis and semi-structured interviews; n=9), this research had two steps: first, we analyzed the institutional content exposing one of these platforms' positioning. In the second stage, in-depth interviews were carried out with drivers registered on the platform analyzed, seeking to validate or not the platform's institutional content. The interviewees' statements suggest satisfaction with the remuneration offered by the platform. On the other hand, there was great discomfort concerning the treatment, mainly regarding security and the platform's evaluation process. False employment is evidenced in the interviewees' statements, fearful of losing the platform access as an alternative for subsistence due to negative evaluations.

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Author Biographies

Jerônimo Henrique Portes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), especialização em Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado pela Universidade Paulista (UNIP/2017), bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI/2011). Mais de quatorze anos de atuação em instituições financeiras acumulando experiência em áreas relacionadas à Gestão de Riscos Financeiros e não Financeiros, Controles Internos, Governança Corporativa, Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro - PLD, Ouvidoria e Governança de Tecnologia da Informação. É responsável por treinamentos presenciais e e-learning de aculturamento e exigências regulatórias. Possui trabalhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Professor para cursos de pós-graduação (lato sensu) ministrando as disciplinas de Governança Corporativa, Análise e Previsão de Dados Corporativos, Relacionamento Com Cliente e Metodologia Científica e orientando trabalhos de conclusão de cursos.

Christian Munaier, FEA-USP

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Sua tese foi aprovada com Menção Honrosa e indicada ao prêmio de melhor tese do ano. Graduado em Processos Gerenciais pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV), certificado pela European Foundation for Management Development (EFMD). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é pós-doutorando da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), sob a supervisão do Prof. Dr. José Afonso Mazzon.Publicações: desde 2018, publicou nas mais prestigiadas revistas brasileiras, como RAUSP, REGE e ReMark. Possui trabalhos apresentados em alguns dos mais importantes congressos científicos do Brasil e do mundo. Entre eles, artigos na American Marketing Association Academic Conference, European Marketing Academy Annual Conference, Encontro da Anpad (EnAnpad), SemeAd e CLAV. É autor de livros e capítulos de livros, além de extensos serviços prestados como avaliador (jornais e congressos), com premiações que atestam sua competência.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, ESG, Gestão Empresarial e de Pessoas, Empreendedorismo e Inovação.Como cientista de dados, desenvolveu projetos de análise preditiva de jornada de compra e brand equity para empresas transnacionais e projetos de análise preditiva de compra e churn. Como palestrante, já esteve em 3 continentes, compartilhando suas experiências em Gestão no Mercado de Wellness e Saúde. Suas participações mais recentes e relevantes foram: IHRSA Las Vegas 2013, IHRSA San Diego 2014 e 2019, IHRSA São Paulo 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019, IHRSA México 2017, além de palestras dadas em diferentes cidades da Argentina e em Portugal.

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Published

2023-09-01

How to Cite

Portes, J. H., Munaier, C., & Gonzalez, M. (2023). "False employment" and work relations on digital transport platform. Management in Dialogue Review, 25(3), 90–107. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.60703