“Falso empleo” y relaciones laborales en plataforma digital de transporte

Autores/as

  • Jerônimo Henrique Portes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Christian Munaier FEA-USP
  • Marcela Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.60703

Palabras clave:

Uberización, Economía compartida, Plataforma digital, Análisis de contenido, Trabajo precario

Resumen

Este artículo analizó la relación entre el contenido institucional y la práctica de las plataformas digitales de transporte en cuanto a las promesas y la realidad que se configuran en la relación comercial entre estas plataformas y los conductores registrados en ellas. De carácter cualitativo (análisis de contenido y entrevistas semiestructuradas; n=9), esta investigación tuvo dos pasos: primero, analizamos el contenido institucional exponiendo el posicionamiento de una de estas plataformas. En la segunda etapa, se realizaron entrevistas en profundidad a los conductores registrados en la plataforma analizada, buscando validar o no el contenido institucional de la plataforma. Las declaraciones de los entrevistados sugieren satisfacción con la remuneración que ofrece la plataforma. Por otro lado, hubo gran malestar en cuanto al trato, principalmente en cuanto a la seguridad y el proceso de evaluación de la plataforma. El falso empleo se evidencia en las declaraciones de los entrevistados, temerosos de perder el acceso a la plataforma como alternativa de subsistencia por las valoraciones negativas.

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Biografía del autor/a

Jerônimo Henrique Portes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), especialização em Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado pela Universidade Paulista (UNIP/2017), bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI/2011). Mais de quatorze anos de atuação em instituições financeiras acumulando experiência em áreas relacionadas à Gestão de Riscos Financeiros e não Financeiros, Controles Internos, Governança Corporativa, Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro - PLD, Ouvidoria e Governança de Tecnologia da Informação. É responsável por treinamentos presenciais e e-learning de aculturamento e exigências regulatórias. Possui trabalhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Professor para cursos de pós-graduação (lato sensu) ministrando as disciplinas de Governança Corporativa, Análise e Previsão de Dados Corporativos, Relacionamento Com Cliente e Metodologia Científica e orientando trabalhos de conclusão de cursos.

Christian Munaier, FEA-USP

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Sua tese foi aprovada com Menção Honrosa e indicada ao prêmio de melhor tese do ano. Graduado em Processos Gerenciais pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV), certificado pela European Foundation for Management Development (EFMD). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é pós-doutorando da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), sob a supervisão do Prof. Dr. José Afonso Mazzon.Publicações: desde 2018, publicou nas mais prestigiadas revistas brasileiras, como RAUSP, REGE e ReMark. Possui trabalhos apresentados em alguns dos mais importantes congressos científicos do Brasil e do mundo. Entre eles, artigos na American Marketing Association Academic Conference, European Marketing Academy Annual Conference, Encontro da Anpad (EnAnpad), SemeAd e CLAV. É autor de livros e capítulos de livros, além de extensos serviços prestados como avaliador (jornais e congressos), com premiações que atestam sua competência.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, ESG, Gestão Empresarial e de Pessoas, Empreendedorismo e Inovação.Como cientista de dados, desenvolveu projetos de análise preditiva de jornada de compra e brand equity para empresas transnacionais e projetos de análise preditiva de compra e churn. Como palestrante, já esteve em 3 continentes, compartilhando suas experiências em Gestão no Mercado de Wellness e Saúde. Suas participações mais recentes e relevantes foram: IHRSA Las Vegas 2013, IHRSA San Diego 2014 e 2019, IHRSA São Paulo 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019, IHRSA México 2017, além de palestras dadas em diferentes cidades da Argentina e em Portugal.

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Publicado

2023-09-01

Cómo citar

Portes, J. H., Munaier, C., & Gonzalez, M. (2023). “Falso empleo” y relaciones laborales en plataforma digital de transporte. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(3), 90–107. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.60703