CULTURA REGIONAL MINEIRA E RELAÇÕES COMERCIAIS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO

Autores

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9697

Palavras-chave:

Cultura regional, Varejo, Pequenas empresas

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como os traços culturais mineiros se manifestam nas relações de troca comercial entre funcionários de micro e pequenas empresas varejistas e seus consumidores em um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais. A pesquisa qualitativa foi realizada em cinco empresas durante um ano utilizando-se o método etnográfico. A observação participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como técnica de coleta de dados. Quanto aos resultados, evidenciou-se como a tranquilidade, o apego à tradição, o bom senso, a discrição, a dissimulação, a hospitalidade e a desconfiança se manifestaram no cotidiano das empresas pesquisadas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Doutora em administração Profa. adjunta do Departamento de Administração e Economia - DAE Universidade Federal de Lavras _ UFLA Área: Estudos organizacionais

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-08-15

Como Citar

Lourenço, C. D. da S. (2014). CULTURA REGIONAL MINEIRA E RELAÇÕES COMERCIAIS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(1). https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9697

Edição

Seção

Artigos