Modelos mentais na pesquisa em aprendizagem organizacional: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.47589Keywords:
Modelo Mental, Aprendizagem Organizacional, Modelo Mental de Equipe, Organizações de Aprendizagem, Revisão IntegrativaAbstract
O trabalho visa revisar pesquisas sobre modelos mentais (MM) e aprendizagem organizacional (AO), sumarizando o estado do conhecimento acumulado da literatura. Para tanto, elaborou-se uma revisão integrativa das publicações indexadas em quatro bases, disponíveis até o ano de 2018. De um total de 137 artigos recuperados 14 foram selecionados e integraram a presente revisão, tratando-se de 8 trabalhos empíricos e 6 teóricos. A literatura aponta que MM são um constructo que permite explicar a passagem da aprendizagem individual para a aprendizagem organizacional (AO), pois a aprendizagem é um processo de explicitação dos MM individuais, assim como de construção e de reconstrução dos MM compartilhados (MME). Ao final, apresenta-se possíveis rumos para as pesquisas no campo.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).