Modelos mentais na pesquisa em aprendizagem organizacional: Uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.47589

Palabras clave:

Modelo Mental, Aprendizagem Organizacional, Modelo Mental de Equipe, Organizações de Aprendizagem, Revisão Integrativa

Resumen

O trabalho visa revisar pesquisas sobre modelos mentais (MM) e aprendizagem organizacional (AO), sumarizando o estado do conhecimento acumulado da literatura. Para tanto, elaborou-se uma revisão integrativa das publicações indexadas em quatro bases, disponíveis até o ano de 2018. De um total de 137 artigos recuperados 14 foram selecionados e integraram a presente revisão, tratando-se de 8 trabalhos empíricos e 6 teóricos. A literatura aponta que MM são um constructo que permite explicar a passagem da aprendizagem individual para a aprendizagem organizacional (AO), pois a aprendizagem é um processo de explicitação dos MM individuais, assim como de construção e de reconstrução dos MM compartilhados (MME). Ao final, apresenta-se possíveis rumos para as pesquisas no campo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Bruna Manuela Adriano, Programa de Pós Graduação em Psicologia / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR) do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e do Laboratório de Processos de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (KLOM-LABPOT) do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Andrea Valéria Steil, Programa de Pós Graduação em Psicologia / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Chefe do Departamento de Psicologia. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia  (PPGP) e em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC). Coordenadora do Laboratório de Processos de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Brasil

Publicado

2020-09-26

Cómo citar

Adriano, B. M., & Steil, A. V. (2020). Modelos mentais na pesquisa em aprendizagem organizacional: Uma revisão integrativa. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(3), 118–140. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.47589