Challenges in developing managers to work in an emerging ESG culture environment

Authors

  • Ana Valéria Barbosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP https://orcid.org/0000-0001-6894-4815
  • Claudia Regina Garcia Vicentini USP SP
  • Paulo Romaro PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.61567

Keywords:

ESG, management, skills, complexity

Abstract

The emerging ESG culture in our society has challenged the necessary, if not essential, profile of organizational managers. This article discusses the need for professionals with the necessary skills and competencies to meet the new agenda and seeks to clarify what hard, soft, green, and power skills are. The methodology was developed through a qualitative analysis with data collected in bibliographic research and a survey carried out with recruiters and managers. The results point to the most sought-after skills and how much they adhere to the challenges of a green economy and highlight the importance of the work of different stakeholders, including educational institutions and governments.

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Author Biographies

Ana Valéria Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Doutora em Educação e Mestre em Administração pela PUC/SP com pesquisas sobre Inovação pedagógica no ensino superior e Execução Estratégica Organizacional. Pós-graduada em Administração Contábil e Financeira pela FAAP. Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Lusíada. Larga experiência na área de Administração atuando no mercado financeiro e na gestão de projetos desde 1989, exercendo cargos de gestão e consultoria. Atuou na Caixa Econômica Federal, na FGV Projetos e hoje integra como consultora a LPPR Consulenza. Atuações como professora no ensino superior e técnico de administração de Planejamento Financeiro, Gestão Estratégica e processo decisório na PUC/SP e no Instituto Germinare pertencente ao grupo J&F. Coordenadora no mesmo instituto da área de P&D - Inovação. Experiência em mediação em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e Ensino Remoto. Amplo interesse em inovação nos ambientes de aprendizagem

Claudia Regina Garcia Vicentini, USP SP

Professora Livre-Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Participa de grupos de pesquisas, coordenou projetos nacionais e internacionais e possui diversas publicações na área. Atualmente desenvolve pesquisas nas interfaces entre imagens, aparência e genêro.

Paulo Romaro, PUC SP

Doutor em Administração pela PUC/SP (2016), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000) e graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1995 na área de Finanças. Cargos de gestão ocupados na PUC/SP: Coordenador do curso de Graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu (atual), Chefe do departamento de Administração da PUC/SP, Assessor da Reitoria, Diretor do Campus Barueri da PUC/SP, editor da revista científica Cadernos de Administração (atual) e Professor Orientador da PUC-Jr (atual). Experiência profissional como Gestor e Consultor na área de Administração Contábil-Financeira e Planejamento Estratégico. 

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Published

2023-09-01

How to Cite

da Silva, A. V. B., Garcia Vicentini, C. R., & Romaro, P. (2023). Challenges in developing managers to work in an emerging ESG culture environment. Management in Dialogue Review, 25(3), 127–137. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.61567