Desafios do desenvolvimento de gestores para atuar em uma cultura-ambiente ESG em formação
DOI :
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.61567Mots-clés :
ESG, gestão, habilidades, complexidadeRésumé
A cultura ESG em formação em nossa sociedade tem lançado um desafio quanto ao perfil necessário, senão imprescindível, dos gestores organizacionais. O presente artigo discute a necessidade de profissionais com competências e skills necessárias para atender a nova agenda e busca esclarecer o que são hard, soft, green e power skills. A metodologia foi desenvolvida por meio de uma análise qualitativa com dados coletados em pesquisas bibliográficas e survey realizado junto a recrutadores e gestores. Os resultados apontam as skills mais buscadas e o quanto elas são aderentes aos desafios inseridos em uma economia verde e destacam a importância da atuação de stakeholders diversos incluindo instituições de ensino e governos.
Métriques
Références
Albuquerque, P. H. M.; Saavedra, C. A. P. B.; Morais, R. L. de; Alves, P. F.& Peng, Y. (2019). Na era das máquinas, o emprego é de quem? Estimação da probabilidade de automação de ocupações no Brasil. Disponível em: https://www.econstor.eu/ handle/10419/211408.
Alonso, R. F. (2013) O sentido do currículo na educação obrigatória. In: SACRISTÁN, José Gimeno (ed.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, p. 316-335.
Barros Neto, J. P. (2021). O Administrador hoje: uma profissão diante da complexidade. In: MARTYNIUK, V. L.; MOREIRA, E. F. P. (Eds.). Tendências da administração em debate. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, p. 25-37.
Cedefop (2012). Green skills and environmental awareness in vocational education and training: Synthesis Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Disponível em: https://www.cedefop.europa.eu/files/4100_en.pdf.
CFA – Pesquisa Nacional. (2015). SISTEMA CFA/CRAs Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador. 6. Ed. e do Tecnólogo 1. Ed. Disponível em: http://pesquisa.cfa.org.br/grep/home/.
Ferrari, M. A.; Martins, J. (2020). A nobre missão dos professores universitários no século XXI. Organicom, v. 17, n. 32, p.20-28, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/index.
Fleury, M. T. L.& Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf.
Fórum Econômico Mundial/ World Economic Forum. (2020). The future of Jobs report. Geneva. Disponível em https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020/in-full/infographics-e4e69e4de7.
Francisco, P. (2015). Laudato si': Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulínas.
Frey, C. B.; Osborne, M. (2013). The future of employment. How susceptible are jobs to computerization. Disponível em: https://www.oxfordmartin.ox.ac.uk/downloads/academic/The_Future_of_Employment.pdf.
Harari, Y. N. (2018). 21 lições para o século 21. Companhia das Letras, São Paulo.
ILO - International Labour Organization (2021). Shaping skills and lifelong learning for the future of work, International Labour Conference, 109th Session. ISBN 978-92-2-132403-4. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_norm/---relconf/documents/meetingdocument/wcms_813696.pdf
Organization for Economic Co-operation and Development. (2020). Making the green recovery work for jobs, income and growth. OECD Publishing. Disponível em: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/making-the-green-recovery-work-for-jobs-income-and-growth-a505f3e7/
Paulo VI, P. (1970). Discurso do Papa Paulo VI à assembleia geral.
Romaro, P.; Silva, A. V. B. (2022). Significados e Práxis do ESG. In: Serralvo, F. A.; Romaro, P. (Eds.). ESG uma visão plural. São Paulo: Estação das Letras e Cores, pp. 215-230.
Quacquarelli Symonds. (2021). QS World University Rankings. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2021/business-management-studies.
Sacristán, J. G. (2013). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora.
Sern, L. C., Zaime, A. F., & Foong, L. M. (2018). Green skills for green industry: a review of literature. Journal of Physics: Conference Series. v. 1019, n. 12030, pp -25-27). IOP Publishing.
Silva, A. V. B. (2022). Ensino Superior de Administração conectado às demandas do século XXI: inovação pedagógica é possível? 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30952.
Unesco. United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization. (1998). Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação - 1998. Conferência Mundial sobre Educação Superior UNESCO, Paris. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html.
Unesco. United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Jovens & Mudança Competências e Estilos de Vida Verdes. ISBN: 978-85-7652-228-7. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266224
Vona, F., Marin, G., Consoli, D., & Popp, D. (2018). Environmental regulation and green skills: an empirical exploration. Journal of the Association of Environmental and Resource Economists, 5(4), 713-753. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Francesco-Vona-3/publication/325350910_Environmental_Regulation_and_Green_Skills_An_Empirical_Exploration/links/5b5a3b380f7e9bc79a668c8d/Environmental-Regulation-and-Green-Skills-An-Empirical-Exploration.pdf.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Administração em Diálogo - RAD 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.