Desafios do desenvolvimento de gestores para atuar em uma cultura-ambiente ESG em formação

Auteurs

  • Ana Valéria Barbosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP https://orcid.org/0000-0001-6894-4815
  • Claudia Regina Garcia Vicentini USP SP
  • Paulo Romaro PUC SP

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.61567

Mots-clés :

ESG, gestão, habilidades, complexidade

Résumé

A cultura ESG em formação em nossa sociedade tem lançado um desafio quanto ao perfil necessário, senão imprescindível, dos gestores organizacionais. O presente artigo discute a necessidade de profissionais com competências e skills necessárias para atender a nova agenda e busca esclarecer o que são hard, soft, green e power skills. A metodologia foi desenvolvida por meio de uma análise qualitativa com dados coletados em pesquisas bibliográficas e survey realizado junto a recrutadores e gestores. Os resultados apontam as skills mais buscadas e o quanto elas são aderentes aos desafios inseridos em uma economia verde e destacam a importância da atuação de stakeholders diversos incluindo instituições de ensino e governos.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Ana Valéria Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Doutora em Educação e Mestre em Administração pela PUC/SP com pesquisas sobre Inovação pedagógica no ensino superior e Execução Estratégica Organizacional. Pós-graduada em Administração Contábil e Financeira pela FAAP. Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Lusíada. Larga experiência na área de Administração atuando no mercado financeiro e na gestão de projetos desde 1989, exercendo cargos de gestão e consultoria. Atuou na Caixa Econômica Federal, na FGV Projetos e hoje integra como consultora a LPPR Consulenza. Atuações como professora no ensino superior e técnico de administração de Planejamento Financeiro, Gestão Estratégica e processo decisório na PUC/SP e no Instituto Germinare pertencente ao grupo J&F. Coordenadora no mesmo instituto da área de P&D - Inovação. Experiência em mediação em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e Ensino Remoto. Amplo interesse em inovação nos ambientes de aprendizagem

Claudia Regina Garcia Vicentini, USP SP

Professora Livre-Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Participa de grupos de pesquisas, coordenou projetos nacionais e internacionais e possui diversas publicações na área. Atualmente desenvolve pesquisas nas interfaces entre imagens, aparência e genêro.

Paulo Romaro, PUC SP

Doutor em Administração pela PUC/SP (2016), Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000) e graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1995 na área de Finanças. Cargos de gestão ocupados na PUC/SP: Coordenador do curso de Graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu (atual), Chefe do departamento de Administração da PUC/SP, Assessor da Reitoria, Diretor do Campus Barueri da PUC/SP, editor da revista científica Cadernos de Administração (atual) e Professor Orientador da PUC-Jr (atual). Experiência profissional como Gestor e Consultor na área de Administração Contábil-Financeira e Planejamento Estratégico. 

Références

Albuquerque, P. H. M.; Saavedra, C. A. P. B.; Morais, R. L. de; Alves, P. F.& Peng, Y. (2019). Na era das máquinas, o emprego é de quem? Estimação da probabilidade de automação de ocupações no Brasil. Disponível em: https://www.econstor.eu/ handle/10419/211408.

Alonso, R. F. (2013) O sentido do currículo na educação obrigatória. In: SACRISTÁN, José Gimeno (ed.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, p. 316-335.

Barros Neto, J. P. (2021). O Administrador hoje: uma profissão diante da complexidade. In: MARTYNIUK, V. L.; MOREIRA, E. F. P. (Eds.). Tendências da administração em debate. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, p. 25-37.

Cedefop (2012). Green skills and environmental awareness in vocational education and training: Synthesis Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Disponível em: https://www.cedefop.europa.eu/files/4100_en.pdf.

CFA – Pesquisa Nacional. (2015). SISTEMA CFA/CRAs Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador. 6. Ed. e do Tecnólogo 1. Ed. Disponível em: http://pesquisa.cfa.org.br/grep/home/.

Ferrari, M. A.; Martins, J. (2020). A nobre missão dos professores universitários no século XXI. Organicom, v. 17, n. 32, p.20-28, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/index.

Fleury, M. T. L.& Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf.

Fórum Econômico Mundial/ World Economic Forum. (2020). The future of Jobs report. Geneva. Disponível em https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020/in-full/infographics-e4e69e4de7.

Francisco, P. (2015). Laudato si': Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulínas.

Frey, C. B.; Osborne, M. (2013). The future of employment. How susceptible are jobs to computerization. Disponível em: https://www.oxfordmartin.ox.ac.uk/downloads/academic/The_Future_of_Employment.pdf.

Harari, Y. N. (2018). 21 lições para o século 21. Companhia das Letras, São Paulo.

ILO - International Labour Organization (2021). Shaping skills and lifelong learning for the future of work, International Labour Conference, 109th Session. ISBN 978-92-2-132403-4. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_norm/---relconf/documents/meetingdocument/wcms_813696.pdf

Organization for Economic Co-operation and Development. (2020). Making the green recovery work for jobs, income and growth. OECD Publishing. Disponível em: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/making-the-green-recovery-work-for-jobs-income-and-growth-a505f3e7/

Paulo VI, P. (1970). Discurso do Papa Paulo VI à assembleia geral.

Romaro, P.; Silva, A. V. B. (2022). Significados e Práxis do ESG. In: Serralvo, F. A.; Romaro, P. (Eds.). ESG uma visão plural. São Paulo: Estação das Letras e Cores, pp. 215-230.

Quacquarelli Symonds. (2021). QS World University Rankings. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2021/business-management-studies.

Sacristán, J. G. (2013). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora.

Sern, L. C., Zaime, A. F., & Foong, L. M. (2018). Green skills for green industry: a review of literature. Journal of Physics: Conference Series. v. 1019, n. 12030, pp -25-27). IOP Publishing.

Silva, A. V. B. (2022). Ensino Superior de Administração conectado às demandas do século XXI: inovação pedagógica é possível? 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30952.

Unesco. United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization. (1998). Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação - 1998. Conferência Mundial sobre Educação Superior UNESCO, Paris. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html.

Unesco. United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Jovens & Mudança Competências e Estilos de Vida Verdes. ISBN: 978-85-7652-228-7. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266224

Vona, F., Marin, G., Consoli, D., & Popp, D. (2018). Environmental regulation and green skills: an empirical exploration. Journal of the Association of Environmental and Resource Economists, 5(4), 713-753. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Francesco-Vona-3/publication/325350910_Environmental_Regulation_and_Green_Skills_An_Empirical_Exploration/links/5b5a3b380f7e9bc79a668c8d/Environmental-Regulation-and-Green-Skills-An-Empirical-Exploration.pdf.

Téléchargements

Publiée

2023-09-01

Comment citer

da Silva, A. V. B., Garcia Vicentini, C. R., & Romaro, P. (2023). Desafios do desenvolvimento de gestores para atuar em uma cultura-ambiente ESG em formação. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(3), 127–137. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i3.61567