Igreja católica e ecumenismo/inculturação: da revisão conceitual ao impasse com o advento das estratégias de marketing

Autores

  • Luís Henrique Marques UNESP-Assis

Palavras-chave:

Ecumenismo e inculturação, marketing religioso, marketing católico

Resumo

Este artigo apresenta a evolução do pensamento e da prática de ecume­nismo e inculturação adotados pela Igreja Católica até sua história mais recente no Brasil, quando o contexto pluralista, a disputa religiosa (sobretudo com as Igrejas neopentecostais) pela conquista de fiéis, notadamente por meio de estratégias de marketing, colocam em suspensão - se não, em crise - o projeto ecumênico oficialmente assumido por essa instituição. Nesse sentido, o esforço de diálogo, de aproximação e cooperação recíproca entre católicos e cristãos de outras denominações está em flagrante conflito com a luta pela hegemonia religiosa na sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Luís Henrique Marques, UNESP-Assis

Jornalista e professor universitário, mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru e doutor em História pela Unesp-Assis (linha História e Religiões).

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Marques, L. H. (2012). Igreja católica e ecumenismo/inculturação: da revisão conceitual ao impasse com o advento das estratégias de marketing. REVER: Revista De Estudos Da Religião, 12(2), 23–34. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/14561

Edição

Seção

Seção Temática