Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • A Revista Projeto História aceita apenas artigos de Doutores ou Co-autoria com Doutor

  • Submissões

    Só serão recebidos textos através da edição eletrônica da PROJETO HISTORIA - revista de estudos pós-graduados em História da PUC-SP, que pode ser acessado no link http://revistas.pucsp.br/revph

    PROCEDIMENTOS

    Você precisa possuir um login/senha de acesso à Projeto História – revista de estudos pós-graduados em História da PUC-SP. ISSN 21762767.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • No item Metadados da Submissão, estão especificadas as referências sobre o(s) autor(es): última titulação; última inserção institucional e fonte financiadora da pesquisa a que se refere o texto, quando houver.

Directives aux auteurs

DIRETRIZES PARA AUTORES

NORMAS PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS

1. Gerais

a. Artigos vinculados ao tema do dossiê; artigos com temas livres; notícias de pesquisas, resenhas. Os critérios de seleção do tema de cada dossiê é o de acompanhar as tendências da historiografia, abrir debates sobre seus fundamentos e/ou estar em sintonia com as temas mais relevantes que se põem mundialmente no período correspondente a cada edição.

b.Todos os textos enviados aos editores da revista Projeto História serão submetidos ao Conselho Editorial e a revista só aceitará trabalhos inéditos.

c. A Revista Projeto História publica somente artigos de doutores. As Notícias de Pesquisa devem ser de mestrandos ou doutorandos do próprio programa. Para resenhas e entrevistas a titulação mínima é o mestrado.

d.A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.

e. A Revista recebe textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

f. Os editores promovem uma análise, prévia, sobre o ineditismo e plágio dos artigos, através de detecção de similaridades (conhecida como antiplágio) utilizando o software TURNITIN., disponibilizado pelo PUC-SP. Somente após essa análise os artigos são enviados aos pareceristas.

 

2. Específicas

2.1. Artigos

a. Autores brasileiros, quando publicam Artigos deverão ter titulação de, no mínimo, doutorado, e quando estrangeiros a titulação que corresponda a este nível.

b. Devem ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços).

c. Cada Artigo deve vir acompanhado de seu título sucinto, título em inglês, resumo - com aproximadamente 100 palavras - abstract  e palavras-chave na língua original do artigo e em inglês.

d. Só publicamos artigos em que pelo menos um dos autores seja doutor.

2.2. Resenhas

a. Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços).

b. O livro resenhado deverá ter sido publicado no máximo, na língua original, até há 4 anos do momento da submissão da resenha.

c. Só aceitaremos resenhas de Mestres, Doutorandos ou Doutores

2.3. Notícias de Pesquisa

a. Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços).

b. Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.

c. As Notícias de Pesquisa podem ser produzidas por graduados, mestrandos e doutorandos vinculados ao Programa de Pós Graduação em História da PUCSP

3. Submissão do Trabalho

a. Os originais devem ser encaminhados em Word for Windows (extensão .doc ou .docx), através da plataforma do sítio http://revistas.pucsp.br/revph. Mais informações abaixo.

 

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO

1. Gerais

1.1. Extensão e formato

a. A extensão máxima das contribuições (com imagens, citações e notas bibliográficas), devem vir em formato tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5 e em fonte Times New Roman 12.

b. O texto deve estar em formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.

1.2. Imagens

a. As imagens (quadros, gráficos, tabelas, mapas, etc.) devem ser incluídos em arquivos separados do texto e com indicação das fontes correspondentes e do lugar onde serão inseridos no texto.

b. Sugerimos que as imagens sejam arquivadas como .jpg ou .tiff com uma resolução em escala de cinzas de 300 dpi.

c. As imagens que necessitam de autorização para publicação devem ter as mesmas enviadas para a Revista.

1.3. Títulos

a. O título e subtítulo deve ser colocado em negrito, centralizado, em fonte Times New Roman 14.

1.4.Dados do autor

a.A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.

2. Específicas

2.1. Artigo

a. Devem ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços).

b. Cada Artigo deve vir acompanhado de seu título, título em inglês, resumo, com aproximadamente 100 palavras, abstract e palavras-chave na língua original do artigo e em inglês.

c. Notas e Citações

1. As citações textuais devem vir entre aspas caso estejam inclusas no corpo do texto.

2. Quando excedam quatro linhas de extensão não deverão ser demarcadas entre aspas, nem em itálico, e irão em parágrafo separado com a mesma fonte do texto principal com tamanho 10, com entrelinhas simples e com uma margem esquerda de 2,5 cm.

3. Para as citações deve ser utilizado o sistema autor/data. Exemplo (BENJAMIN, 1994, p. 72)

4. As notas de rodapé, explicativas, devem ser de rodapé e utilizar fonte Times New Roman 10, com espaçamento simples, sem espaços e sem margem à esquerda.

5. Formatação das referências bibliográficas:

a. Livros

SOBRENOME, N. Título do livro: subtítulo. Trad. Nome Sobrenome. Cidade: Editora, Ano. [Xa Ed.] pp. X-X. Ou p. X.

Exemplos:

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. [7ª Ed.] p. 15.

SENNETT, R. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização Ocidental. Trad. Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2006. p. 10.

b. Capítulos de livros

SOBRENOME, N. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, N. (Coord. ou Org. ou Ed.). Título do livro: subtítulo.. Cidade: Editora, Ano. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

MOURA, S. L. de.; ALMEIDA, J. M. G. de. A Igreja na Primeira República. In: FAUSTO, B. (Org.). O Brasil republicano. Sociedade e instituições (1889-1930). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, Vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 323-342.

PAOLI, M. C. Os trabalhadores urbanos na fala dos outros. Tempo, espaço e classe na história operária brasileira.  In: LOPES, J. S. L. (Coord.). Cultura & identidade operária: aspectos da cultura da classe trabalhadora. São Paulo-Rio de Janeiro: Marco Zero/Editora UFRJ, 1987. pp. 87-90. p. 88.

c. Artigos

SOBRENOME, N. Título do Artigo. Nome da Revista ou Periódico, t. (tomo), vol. (volume), n°, ano de publicação. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

PAOLI et al. Pensando a classe operária: os trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico. Revista Brasileira de História, nº 3, 1983. pp. 129-149.

VIEIRA, V. L. Criminalização das Lutas Sociais em Estados autocráticos burgueses. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 31, 2005. pp. 189-205.

d. Entrevistas

Nome do Entrevistado ou Pseudônimo. Entrevistador. Mês/Ano.

Exemplos:

Maria Carmen. Olga Joaquim. 02/1991.

Observação: quando usar entrevistas realizadas por outros entrevistadores/autores, utilizar apud.

e. sítios

Descrição. Disponível em: Link. Acesso: Dia/Mês/Ano.

Exemplos:

Fundação Cultural Palmares. Disponível em: www.palmares.gov.br\quilombola. Acesso: 03/10/2013.

Casal é assassinado a tiros em parada de ônibus na Praia de Iracema. O Povo Online, Fortaleza, 04/06/2012. Disponível em: http://www.opovo.com.br/ app/fortaleza/2012/06/04/noticiafortaleza,2852288/casal-e-assassinado-a-tiros-em-parada-de-onibus-na-praia-de-iracema.shtml. Acesso: 17/01/2014.

Observação: Artigos de jornais com autoria seguem o padrão de citação de artigos em (c) na parte da descrição. O mesmo vale para livros consultados online.

h. Teses e Dissertações

AUTOR, N. Título do livro: subtítulo. Mestrado ou Doutorado, Sigla da Instituição, Cidade, País, Ano. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

BITTENCOURT, C. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Doutorado, FFLCH-USP, São Paulo, Brasil, 1993.

g. Observações gerais

  • Quando se tratar de mais de dois autor, citar o primeiro autor, seguido de “et al”.: e.g. (CERTEAU, M. et al.).
  • Caso em uma mesma nota forem feitas referências a distintos autores, se seguirá o ordenamento cronológico que corresponda às respectivas obras.
  • Após a primeira citação completa, ao citar imediatamente após, utilize “idem”, se todas as informações forem idênticas, ou “ibid.”, se a página citada for diferente.

Exemplos:

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998. p.99.

idem.

ibid., p.20.

  • Para fazer referência a uma feita anteriormente, utilize “op.cit.”. (COSTA, S. op. cit., p.10).
  • Ao se tratar de vários trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, após a primeira citação completa, a distinção entre eles (op. cit.) se fará utilizando letras. e.g. (COSTA, S. op. cit., 1978a. COSTA, S. op. cit., 1978b.)
  • Quando se considerar necessário, colocar o idioma e o ano da edição original entre colchetes.
  • Documentos citados nas notas devem vir precedidos de “Doc.:”.
  • Quando utilizar “apud”, fazer a citação completa da obra dos dois autores.

2.2. Resenhas

a. Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços).

b. Deve ser incluso logo abaixo do título, à margem esquerda com fonte tamanho 12: nome e sobrenome dos autor/editor, título, lugar de edição, editorial, quantidade de páginas da obra resenhada.

2.3. Notícia de Pesquisa

a. Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços).

b. Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.

 

 

SUBMISSÃO

Os autores (no máximo, 3) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção pertinente;

2- Importante: Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e imagens, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

O tempo médio entre submissão e publicação é inferior a seis meses.

 

Consultas

Para esclarecimentos dirigir-se ao:

Comitê Editor Projeto História

projetohistoria_rev@pucsp.br

Os índices acumulados da Projeto História podem ser consultados na pagina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:http://revistas.pucsp.br/revph

Comitê Editor PROJETO HISTORIA

Departamento de História - Graduação e Pós-graduação da PUC-SP

Rua Ministro Godoi, nº 969, B1-A. S-4E08

Fone: + (55) (11) 36708511

E-mail: projetohistoria_rev@pucsp.br

Os trabalhos enviados serão avaliados por um comitê externo à Universidade. Os originais não serão devolvidos.

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.