“...COMO CANÁRIOS NOS ALÇAPÕES”: infância e cultura escolar na obra Doidinho, de José Lins do Rego

Autores

  • Irailson Buriti de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

cultura escolar, literatura, infância

Resumo

Esta pesquisa consiste numa análise das imagens que a obra “Doidinho”, de José Lins do Rego, apresenta acerca da cultura escolar que, no início do século XX, configurava o cotidiano dos alunos do Internato de Seu Maciel, em Itabaiana_PB, em especial o corpo de Carlos de Melo, personagem central da obra, que tem sua cartografia sentimental marcada pelos inúmeros castigos sofridos no Internato. Numa perspectiva da Nova História Cultural, analisamos a Escola de Seu Maciel e as suas práticas político-pedagógicas enquanto uma instituição que está ligada a um projeto de transformação dos sujeitos, no qual o alunado está preso a determinados discursos – pedagógico, higienista, sanitarista, tático-militar – cujas técnicas minuciosas e ínfimas inauguram um certo modo de investimento político e detalhado do corpo.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

Buriti de Oliveira, I. (2016). “.COMO CANÁRIOS NOS ALÇAPÕES”: infância e cultura escolar na obra Doidinho, de José Lins do Rego. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 54. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/26917