“...COMO CANÁRIOS NOS ALÇAPÕES”: infância e cultura escolar na obra Doidinho, de José Lins do Rego
Keywords:
cultura escolar, literatura, infânciaAbstract
Esta pesquisa consiste numa análise das imagens que a obra “Doidinho”, de José Lins do Rego, apresenta acerca da cultura escolar que, no início do século XX, configurava o cotidiano dos alunos do Internato de Seu Maciel, em Itabaiana_PB, em especial o corpo de Carlos de Melo, personagem central da obra, que tem sua cartografia sentimental marcada pelos inúmeros castigos sofridos no Internato. Numa perspectiva da Nova História Cultural, analisamos a Escola de Seu Maciel e as suas práticas político-pedagógicas enquanto uma instituição que está ligada a um projeto de transformação dos sujeitos, no qual o alunado está preso a determinados discursos – pedagógico, higienista, sanitarista, tático-militar – cujas técnicas minuciosas e ínfimas inauguram um certo modo de investimento político e detalhado do corpo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.