“...COMO CANÁRIOS NOS ALÇAPÕES”: infância e cultura escolar na obra Doidinho, de José Lins do Rego
Mots-clés :
cultura escolar, literatura, infânciaRésumé
Esta pesquisa consiste numa análise das imagens que a obra “Doidinho”, de José Lins do Rego, apresenta acerca da cultura escolar que, no início do século XX, configurava o cotidiano dos alunos do Internato de Seu Maciel, em Itabaiana_PB, em especial o corpo de Carlos de Melo, personagem central da obra, que tem sua cartografia sentimental marcada pelos inúmeros castigos sofridos no Internato. Numa perspectiva da Nova História Cultural, analisamos a Escola de Seu Maciel e as suas práticas político-pedagógicas enquanto uma instituição que está ligada a um projeto de transformação dos sujeitos, no qual o alunado está preso a determinados discursos – pedagógico, higienista, sanitarista, tático-militar – cujas técnicas minuciosas e ínfimas inauguram um certo modo de investimento político e detalhado do corpo.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.