OS CADERNOS DO PEDRINHO: lições, palmatória, memorizações
Palavras-chave:
práticas educativas, castigos e emulações, métodos de ensino, mestres do sertão mineiro, memórias de escola.Resumo
O tema proposto nesse artigo é a memória reconstruída sobre o processo de escolarização, da forma como ele ocorreu na região noroeste do Estado de Minas Gerais . Tem como foco as práticas educativas de dois dos antigos mestres sertanejos, que atuaram na região, nos anos de 1937- 44. “Os cadernos do Pedrinho”, a palmatória, e o recurso à prática da memorização das lições, constituíam-se nos seus artefatos e tácticas das formas do ensinar naquele contexto e dos mestres do estudo.Downloads
Como Citar
Almeida, M. Z. C. M. de. (2011). OS CADERNOS DO PEDRINHO: lições, palmatória, memorizações. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 39. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5843
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.