50 anos de memória

Trajetórias e lutas do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP

Autores

  • Yvone Dias Avelino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Estefania Knotz Canguçu Fraga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p259-283

Palavras-chave:

PUC, Pós-Graduação, História e Memória

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delinear a trajetória do Programa de Pós-Graduação da PUC de São Paulo, que celebra seus 50 anos em 2022. Para isso, foi elaborado um panorama geral tanto da história da educação superior no Brasil como das reformas universitárias que pautaram a criação e desenvolvimento deste Programa. A narração dos fatos e eventos que marcaram o Programa de Pós-Graduação da PUC-SP baseou-se, em grande medida, na memória não só das autoras, mas também naquela de diversos colegas. O artigo ganha especial relevo em um contexto de profunda crise pela qual passa a produção de conhecimento científico no Brasil.

Biografia do Autor

Yvone Dias Avelino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Estefania Knotz Canguçu Fraga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora-Titular do Departamento de História da PUC-SP.

Referências

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Avelino, Y. D., & Fraga, E. K. C. (2022). 50 anos de memória: Trajetórias e lutas do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 75, 259–283. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p259-283