50 anos de memória

Trajetórias e lutas do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP

Auteurs

  • Yvone Dias Avelino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Estefania Knotz Canguçu Fraga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p259-283

Mots-clés :

PUC, Pós-Graduação, História e Memória

Résumé

O presente artigo tem como objetivo delinear a trajetória do Programa de Pós-Graduação da PUC de São Paulo, que celebra seus 50 anos em 2022. Para isso, foi elaborado um panorama geral tanto da história da educação superior no Brasil como das reformas universitárias que pautaram a criação e desenvolvimento deste Programa. A narração dos fatos e eventos que marcaram o Programa de Pós-Graduação da PUC-SP baseou-se, em grande medida, na memória não só das autoras, mas também naquela de diversos colegas. O artigo ganha especial relevo em um contexto de profunda crise pela qual passa a produção de conhecimento científico no Brasil.

Bibliographies de l'auteur

Yvone Dias Avelino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Estefania Knotz Canguçu Fraga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora-Titular do Departamento de História da PUC-SP.

Références

Referências bibliográficas

AGUIAR, R. O. de. Reforma universitária e Desenvolvimentismo no governo João Goulart: os caminhos e os obstáculos para a reestruturação do ensino superior. 2017, 56f. Trabalho de conclusão de curso à pós-graduação em Docência para o Ensino Superior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo.

AVELINO, Y. D. Irmã Leda: Uma historiadora construtora de ideias e devotada à juventude. São Paulo: Educ, 2020.

AVELINO, Y. D. Uma Universidade Católica em São Paulo (1946-1984). In: AVELINO, Y. D., FLORIO, M. (Orgs). Polifonias da Cidade: memória, arte e cidade. São Paulo: D’Escrever Editora, 2009.

BRASIL. Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 147, 29 novembro 1968.

BURKE, P. O Que é história cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

NAGAMINE, J. M. Universidade e Compromisso Social: a experiência da reforma da PUC de São Paulo. São Paulo: Educ; Campinas – SP: Edittora Autores Associados, 1997.

PESAVENTO, S. J. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

RIBEIRO, D. A Universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

RIBEIRO, D. As Américas e a civilização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

RIBEIRO, D. O processo civilizatório: etapas da Evolução Sociocultural. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SANCHES, T. Autoritária e modernizante, reforma universitária completa 50 anos. Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/autoritaria-e-modernizante-reforma-universitaria-completa-50-anos

SAVIANI, D. Prefácio In: NAGAMIN, J. M. Universidade e compromisso Social: A experiência da reforma na PUC de São Paulo. São Paulo: Educ; Campinas: Editora Autores Associados, 1997.

TEIXEIRA, A. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1989.

Téléchargements

Publiée

2022-12-15

Comment citer

Avelino, Y. D., & Fraga, E. K. C. (2022). 50 anos de memória: Trajetórias e lutas do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 75, 259–283. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p259-283