Teatro além-mar

A Barraca e as experimentações artísticas pós-Revolução dos Cravos

Autores

  • Kátia Rodrigues Paranhos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p299-324

Palavras-chave:

A Barraca, dramaturgia, teatro português, experimentações, experimentações artísticas

Resumo

Depois do 25 de abril de 1974 – conhecido como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril –, que depôs o regime ditatorial do “Estado Novo”, uma movimentação profunda, marcada por uma combinação de teatro de tradição brechtiana, neorrealista e experimentalismo, foi ganhando espaço para constituir uma cena permeável a formas menos convencionais. Em sintonia com esse processo criativo, examino a trajetória do grupo A Barraca (dirigida por Maria do Céu Guerra e Hélder Costa, 1975), centrada maioritariamente sobre temas da história e da cultura portuguesas, levando em consideração o seu impulso de criação de dramaturgia(s), adaptações e montagens. Com base nessa experiência, busco realçar os sentidos do seu fazer teatral num redimensionamento de uma proposta de teatro popular de forte poder comunicativo que evidencia os sentidos de uma invenção teatral engajada e poética.

Biografia do Autor

Kátia Rodrigues Paranhos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (1980/1984), mestre (1995) e doutora (2002) em História pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Professora associada da UFU, na qual atua nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro, da Fapemig. Editora de ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, periódico do Instituto de História, vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da UFU, participa de diversos conselhos editoriais e consultivos de outras publicações e/ou editoras. Desenvolve pesquisas e tem produção na área de Política e Cultura, com ênfase em História Social da Cultura. Entre seus temas de estudo mais freqüentes se encontram cultura e política no Brasil pós-1964, história e teatro, grupos de teatro, dramaturgos e teatro operário e popular

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Paranhos, K. R. (2023). Teatro além-mar: A Barraca e as experimentações artísticas pós-Revolução dos Cravos. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 77, 299–324. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p299-324